Atividade realizada em Oficinas capacitou participantes a produzir adubo orgânico caseiro e reforçou vínculos entre as mulheres do grupo
Foto: Reprodução O grupo intergeracional acompanhado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS III, no bairro Oficinas, participou na tarde desta quinta-feira (27) da oficina “Medidas e Meio Ambiente: como fazer adubo orgânico caseiro”, promovida pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família.
A atividade foi ministrada por Anny Karine Vieira Lins, acadêmica de Licenciatura em Matemática do IFSC – Campus Tubarão. O objetivo foi ensinar técnicas simples e acessíveis para a produção de compostagem seca, incentivando o reaproveitamento de resíduos orgânicos e fortalecendo práticas de sustentabilidade no cotidiano das participantes.
A psicóloga Victória Francisco de Vargas, da equipe técnica do CRAS III, destacou o sucesso da oficina e a relevância desses encontros para o fortalecimento dos vínculos do grupo. “Vai muito além da técnica. Promovemos o empoderamento e a autonomia das participantes, que já possuem um conhecimento prático, vasto, e agora o unem à ciência trazida pela acadêmica”, afirmou.
Victória enfatizou ainda a importância da união entre teoria e sabedoria popular. “Essa temática é essencial por estimular o aproveitamento de materiais orgânicos que muitas vezes seriam descartados. O que seria lixo foi transformado em recurso. E, posteriormente, elas aplicarão a sustentabilidade de forma concreta em suas casas”, completou.
A coordenadora Tatiane do Livramento Boppré adiantou que outras atividades como essa, em parceria com o IFSC, já estão previstas para o próximo ano, ampliando o aprendizado e a integração do grupo.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]