Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025
Tubarão
33 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
33 °C
21 °C
Geral

MPSC intensifica apurações e recomendações sobre políticas voltadas à população em situação de rua

Promotorias investigam medidas municipais, reforçam garantia de direitos e articulam estratégias com órgãos públicos.

01/12/2025 11h29 | Por: Redação | Fonte: MPSC
Foto: Divulgação/MPSC

O Ministério Público de Santa Catarina intensificou ações integradas para acompanhar políticas voltadas à população em situação de rua em diversas regiões do Estado. Na Capital, a 30ª Promotoria de Justiça apura possível violação ao direito de ir e vir após declaração do prefeito sobre suposto controle migratório no Terminal Rita Maria. Já a 33ª Promotoria recomendou a revogação do decreto que restringe a distribuição de alimentos, considerado ilegal e inconstitucional por limitar iniciativas humanitárias. As medidas buscam assegurar que normas municipais respeitem direitos fundamentais previstos na legislação.

Outra frente em curso envolve a garantia de documentação básica. A 14ª Promotoria investiga possíveis restrições impostas por cartórios à emissão gratuita de certidões para pessoas hipossuficientes, o que impede o acesso a serviços públicos e oportunidades de trabalho. A 6ª Promotoria acompanha ações na área de execução penal para evitar que pessoas recém-libertadas retornem às ruas por falta de suporte social e de saúde. A 40ª Promotoria apura denúncias de violência institucional e orienta forças de segurança sobre procedimentos adequados de abordagem.

A atuação também envolve ações conjuntas entre municípios da Grande Florianópolis. A força-tarefa Cuidados Urbanos, coordenada pelas Promotorias da Capital e de São José, atua na região da Via Expressa, marcada pelo uso de drogas e furtos de fios. Em dois meses, houve ampliação das abordagens da assistência social e intensificação do combate à receptação de materiais. Paralelamente, a 11ª Promotoria de São José orienta para que atendimentos à população de rua sejam conduzidos prioritariamente pelas equipes de assistência social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das ações locais, um grupo formado por 12 promotores das áreas de direitos humanos, saúde e segurança discute estratégias conjuntas para temas como moradia, alimentação, deslocamento e padrões de abordagem. O grupo mantém reuniões com órgãos públicos e entidades, incluindo representantes dos 23 municípios da Grande Florianópolis, para compartilhar práticas e identificar dificuldades comuns. O MPSC também reúne diagnósticos e acompanha iniciativas em cidades como Joinville, Tubarão, Joaçaba e Itajaí, onde decisões judiciais já determinaram a ampliação de serviços.

O Ministério Público também fiscaliza práticas relacionadas à saúde mental. A instituição intensificou inspeções em comunidades terapêuticas e já resultou na prisão de administradores por irregularidades graves. Outra iniciativa em andamento é a implantação do Serviço Residencial Terapêutico, voltado a pessoas que passaram longos períodos internadas. Em nível estadual, a Procuradora-Geral de Justiça participa de articulações com o Governo para unificar dados por meio do Cadastro Estadual e integrar ações com o aplicativo Muito Além das Ruas, que reunirá o histórico de atendimentos da população em situação de rua.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!