Atividade marca a Semana da Consciência Negra e reforça a importância da memória e da preservação do patrimônio afro-brasileiro
Foto: Reprodução O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) promove, no dia 27 de novembro, o evento “Para além dos 40 anos de tombamento: referências culturais negras em Laguna”, em alusão à Semana da Consciência Negra. O encontro será realizado na Sociedade Recreativa União Operária, um dos espaços históricos mais significativos do município.
A iniciativa destaca o chamado do mês de novembro para a reflexão sobre a consciência negra no Brasil, trazendo à tona debates sobre direito à memória, identidade e reconhecimento das referências culturais negras que marcam a história e a formação do país.
O objetivo do evento é ampliar a visibilidade e fortalecer o entendimento sobre as referências culturais negras de Laguna e região, incentivando ações que contribuam para sua preservação. O IPHAN também pretende promover uma discussão coletiva com comunidades e povos de matriz africana, valorizando sua contribuição contínua para o patrimônio cultural brasileiro e reforçando a necessidade de manter essas expressões vivas nos territórios.
Aberto ao público, o encontro é direcionado à comunidade, ao movimento negro, pesquisadores, representantes governamentais e à sociedade civil organizada. A proposta é criar um espaço de diálogo e articulação, atualizando pautas relacionadas à negritude e reafirmando o compromisso com a preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]