Nova regra reduz carga horária prática, torna aulas teóricas opcionais e permite instrutores autônomos.
Foto: Reprodução O governo federal está prestes a extinguir a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mudança foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta segunda-feira (1º/12) e deve ser oficializada por decreto nos próximos dias, após publicação no Diário Oficial da União.
Com a nova resolução, deixam de existir as cargas horárias mínimas de formação. As aulas teóricas passam a ser opcionais e, na prática, o número mínimo de aulas de direção será reduzido de 20 horas para apenas duas. Além disso, os candidatos poderão escolher entre autoescolas ou instrutores autônomos.
As provas teórica e prática continuam obrigatórias, assim como o exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E.
O governo afirma que o objetivo da mudança é reduzir o custo da primeira habilitação. A estimativa oficial é de que cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem CNH, principalmente por questões financeiras.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]