Acordo de um ano promete solucionar falhas históricas no fornecimento e garantir água tratada para mais de 11 mil moradores
Foto: Reprodução Imaruí deu um passo decisivo para resolver um problema histórico no abastecimento de água. Um contrato emergencial firmado entre o Município e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), com articulação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), garantirá que a companhia assuma a gestão do sistema de abastecimento local.
O acordo, oficializado na sexta-feira (31), tem validade de um ano e representa um avanço significativo na busca por água tratada, regular e de qualidade para os mais de 11 mil moradores da cidade. Segundo o MPSC, a medida é fruto de anos de acompanhamento e tentativas de regularização do serviço, que enfrentava falhas constantes e interrupções prolongadas.
A promotora de Justiça Juliana Eid Piva Bertoletti classificou o contrato como “um marco para o município”, destacando que o principal impacto será sentido pela população, “que finalmente terá acesso a um bem essencial com a qualidade devida”.
O presidente da CASAN, Edson Moritz, informou que as ações operacionais começarão já na próxima semana, com diagnóstico da rede e melhorias na estação de tratamento e na distribuição. A cobrança pelo serviço será iniciada apenas em 2026, após um período de adaptação e orientação à comunidade.
O Ministério Público continuará acompanhando a execução do plano de trabalho, para garantir que as medidas resultem em um fornecimento contínuo, seguro e de qualidade de água potável para todos os imaruinenses.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]