Animal está internado e caso foi registrado por câmera de segurança.
Foto: Reprodução Um cão comunitário foi baleado por um policial militar durante uma abordagem na noite de terça-feira (27), no bairro Barrinha, em Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O caso está sendo apurado pela Corregedoria-Geral da Brigada Militar.
O momento foi registrado por uma câmera de segurança. O animal, conhecido como Negão, foi resgatado pela ONG Campo Bom Pra Cachorro e permanece internado em uma clínica veterinária parceira da entidade.
O episódio foi relatado pela vereadora Kayanne Braga. Segundo ela, a Brigada Militar realizava uma abordagem a moradores por volta das 20h30, quando um dos policiais teria pisado na pata do cachorro. O animal reagiu com um grito, mas, conforme o relato, não atacou os policiais antes do disparo.
A vereadora informou ainda que outros cães estavam no local e que nenhum deles investiu contra a guarnição. A região abriga diversos animais comunitários após ter sido atingida pela enchente registrada em 2024.
Após o disparo, um morador acionou uma assessora da vereadora, que realizou o resgate do animal e o encaminhou para atendimento veterinário. Ainda conforme o relato, após o ocorrido, um grupo de pessoas foi detido e encaminhado à delegacia.
Em nota, o 32º Batalhão da Brigada Militar afirmou que o cão teria investido contra a guarnição, causando lesão na perna direita de uma policial em razão de mordida, e que o disparo foi efetuado com munição não letal para cessar a investida.
A Secretaria da Segurança Pública informou que determinou a imediata apuração dos fatos, incluindo as circunstâncias da abordagem e a atuação dos policiais.
A investigação ficará a cargo da Corregedoria-Geral da Brigada Militar, que irá apurar os relatos e as imagens para esclarecer o ocorrido.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]