Animal apresentava sinais de maus-tratos, desnutrição e foi ferido por arma de chumbinho.
Foto: Divulgação Um cachorro em idade avançada foi resgatado na noite de quinta-feira (29) após ser encontrado abandonado dentro de um saco, com sinais de maus-tratos, no município de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. O animal apresentava fratura óssea no crânio, desnutrição e sinais de violência. O autor do abandono não foi identificado.
Segundo a protetora independente de animais, Jessica Ronchi, responsável pelo resgate, o caso foi descoberto enquanto ela transportava materiais para reciclagem e ouviu latidos vindos de um terreno. Com a ajuda de um motociclista que passava pelo local, o homem pulou o muro e encontrou o cachorro preso dentro de um saco.
De acordo com Jessica, o animal estava com uma abraçadeira de plástico no pescoço, infestado de carrapatos, com dificuldade respiratória e bastante debilitado. Ele foi encaminhado a uma clínica veterinária, onde recebeu atendimento emergencial e passou por exames.
A avaliação veterinária apontou que o ferimento na cabeça foi causado por um disparo de arma de chumbinho. Apesar das lesões, o cachorro apresentou melhora no quadro clínico e já conseguiu se alimentar normalmente. Ele permanece em observação até reunir condições para ser encaminhado a um lar temporário.
Jessica informou que o animal tem cerca de 13 anos e, até o momento, não há um adotante definido. Para auxiliar nos custos do tratamento, foi aberta uma vaquinha solidária. As doações podem ser feitas via Pix, pela chave (48) 99616-3567.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]