O projeto de lei foi aprovado em votação na Câmara de Vereadores e segue para a sanção do prefeito.
O vereador Igor Machado está propondo um projeto voltado ao público autista. A proposta visa promover o mapeamento e a identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de reunir dados que ajudem na formulação de políticas públicas mais eficazes.
Segundo o parlamentar, a iniciativa prevê a criação de um cadastro municipal de pessoas com autismo. "Eu percebi essa demanda em conversa com pais e educadores. Temos muita dificuldade em implementar ações efetivas para o público autista sem um mapeamento exato. Com base nesse banco de dados, o poder público poderá planejar ações direcionadas para atender as demandas específicas desse público", comenta o vereador.
A realização do mapeamento será alinhada com o executivo, e levará em conta informações como os perfis e os espectros. O vereador Igor Machado afirma que a rede pública de ensino já tem um panorama do número de autistas em Gravatal. "Atualmente, há 38 alunos diagnosticados com autismo na rede pública de ensino do município, além de 9 na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O mapeamento e a criação do cadastro servirá para desenvolver políticas públicas que atendam esse público, considerando o crescimento da demanda nos últimos anos", afirma o vereador.