Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Tubarão
30 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
30 °C
18 °C
Educação

Vereador Maurício da Silva cobra solução urgente para falta de vagas em creches de Tubarão

Proposição apresentada na Câmara destaca denúncias de pais e possível descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente

Tubarão, 04/11/2025 11h25 | Por: Redação
Foto: Reprodução

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão, realizada na segunda-feira (3), o vereador Maurício da Silva (Progressistas) voltou a cobrar uma solução imediata para o déficit de vagas em creches do município. A cobrança faz parte de uma proposição aprovada no dia 27 de outubro, encaminhada à Fundação Municipal de Educação (FME) e à Promotoria da Infância e Juventude de Tubarão.

No documento, o parlamentar solicita informações oficiais sobre quando será resolvido o “gravíssimo problema” das crianças que estão sem vaga nas creches municipais ou em turmas inadequadas, conforme o texto do requerimento.

Maurício da Silva destaca que a própria presidente da Fundação Municipal de Educação, Marlize Gisela Nunes, reconheceu em entrevista à Rádio Jovem Pan, no dia 24 de outubro, que 49 crianças estão na fila de espera por uma vaga. No entanto, segundo o vereador, o número real seria maior, com famílias relatando que diversas crianças estão fora da creche há mais de 30 dias.

O vereador aponta ainda possível descumprimento do Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante o direito à vaga na escola mais próxima da residência. “Há mães percorrendo grandes distâncias todos os dias para conseguir levar os filhos até uma unidade”, afirma o requerimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto levantado é a junção de turmas com faixas etárias diferentes, o que estaria, segundo pais, prejudicando o desenvolvimento pedagógico e social das crianças. O documento cita ainda os impactos sobre as famílias: mães que não conseguem trabalhar, irmãos mais velhos que abandonam os estudos para cuidar dos menores e avós e tias que perdem oportunidades de emprego ou lazer.

A proposição foi encaminhada à presidente da FME e à promotora Fabiana Mara Silva Wagner, do Ministério Público, que deverá acompanhar o caso.

Maurício da Silva encerra a justificativa afirmando que a situação exige “ação imediata, planejamento e respeito às famílias que dependem das creches públicas para o pleno desenvolvimento de suas crianças e manutenção da dignidade social”.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!