Sexta-feira, 05 de setembro de 2025
Tubarão
24 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
14 °C
Educação

Sexo e vandalismo fazem UFSC mudar regra para uso de banheiros

A medida foi comunicada pelo chefe do Departamento de Jornalismo, Aureo Moraes, em grupo de mensagens aos estudantes.

Santa Catarina, 04/09/2025 14h31 | Por: Lucas Marques
Foto: Divulgação

A prática de atos sexuais e o movimento acima da capacidade de manutenção e limpeza fizeram a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mudar a regra do uso de banheiros. A medida foi comunicada pelo chefe do Departamento de Jornalismo (CCE/UFSC), Aureo Moraes, em grupo de mensagens aos estudantes.

Aureo disse que pelo fato dos sanitários estarem no térreo, muitas pessoas que nem são do curso acabam utilizando o local. “São duas funcionárias terceirizadas responsáveis pela limpeza é preciso limpar mais de uma vez por dia”. O professor informou, também, que foram encontrados preservativos usados no chão e que faltam insumos de material de limpeza e papel higiênico devido ao grande movimento no local. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um buraco na parede que divide os sanitários também foi identificado. “Isso é dano ao patrimônio”, disse. 

O relato foi dado ao colunista Renato Igor, do NSC Total.

“É evidente que fica a percepção do que se trata (sexo). Não é a primeira vez que ocorre, hoje foi de novo. As faxineiras encontraram os preservativos usados no chão. Estão se fazendo valer de fantasias para o uso dos banheiros, e não são aquelas para resolver as necessidades clássicas de um banheiro”, afirmou. 

O chefe do departamento disse que o “buraco na parede causa desconforto, constrangimento, e por isso a necessidades de um local minimamente monitorado”

Confira a mensagem divulgada aos estudantes:

Prezadas(os)

Comunicamos que o uso dos banheiros masculinos, no térreo, junto ao jardim interno do Departamento, passa a ser de uso exclusivo dos estudantes do Curso de Graduação e do Programa de Pós Graduação em Jornalismo. As chaves deverão ser retiradas na Secretaria.

Tal medida se faz necessária em razão de segurança sanitária.

Prof. Aureo Moraes

Chefe do Departamento de Jornalismo | CCE | UFSC

O professor também encaminhou um ofício explicando o motivo da mudança da regra para o diretor do Cento de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, leia:

Ao Sr. Diretor do CCE

A presente mensagem serve para informar que, nesta data, a Chefia do Departamento de Jornalismo decidiu pela restrição de uso dos banheiros localizados no térreo do prédio, junto ao jardim interno do Departamento. Tal medida se justifica pelas razões a seguir relacionadas:

1. Recentemente as trabalhadoras terceirizadas, responsáveis pela limpeza das instalações do Departamento, têm recolhido preservativos – usados! – e deixados sem qualquer cuidado nos banheiros masculinos do térreo do Departamento, o que constitui risco sanitário em geral e, em especial, às trabalhadoras;

2. O uso contínuo dos banheiros para além dos usuários vinculados ao Departamento – especialmente estudantes de Graduação e Pós Graduação – impacta na produção de resíduos e uso de insumos que extrapola o dimensionamento para fins de carga de trabalho das trabalhadoras terceirizadas e o fornecimento, por exemplo, de papel e itens de limpeza, pela UFSC;

3. Também ocorreu há algum tempo dano ao patrimônio, com a perfuração de uma parede que divide as duas cabines das “privadas”, ocasionando e insegurança e constrangimento a quem a elas recorre. Por mais que tenhamos bloqueado o “furo”, recorrentemente ele volta a ser aberto.

Assim, desde o dia de hoje, o acesso àquelas instalações é restrito a estudantes do Curso de Graduação em Jornalismo, mediante a liberação das chaves na Secretaria.

Prof. Aureo Moraes

Chefe do Departamento de Jornalismo

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!