Inep aponta restrições no Fies e suspensão de vagas em instituições mal avaliadas.
Foto: Reprodução Mais de 100 cursos de Medicina do país foram mal avaliados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.
Ao todo, 351 cursos foram avaliados, e cerca de 30% obtiveram conceitos 1 ou 2, considerados insatisfatórios. Desses, 24 cursos receberam conceito 1 e 83 ficaram com conceito 2. A avaliação contou com a participação de aproximadamente 89 mil estudantes.
Entre os alunos concluintes, cerca de 67% alcançaram resultado considerado proficiente. O restante não obteve desempenho satisfatório na avaliação. As piores notas foram registradas principalmente em instituições públicas municipais e privadas com fins lucrativos.
Os cursos com conceitos 1 e 2 sofrerão penalidades, como suspensão do ingresso de novos alunos, redução de vagas e restrição ao Fies e a outros programas federais. Segundo o Ministério da Educação, as instituições terão prazo para apresentar defesa, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino médico no país.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]