Vice-presidente Gean Carlos Fermino e Coordenadora de TI Tatiane dos Santos Leal detalham a indicação ao Prêmio FAPESC e o planejamento estratégico de longo prazo para o desenvolvimento regional.
Foto: Victor Guterres A Fundação Inoversa Sul, representada pelo Vice-presidente Gean Carlos Fermino e pela Coordenadora de Tecnologia da Informação Tatiane dos Santos Leal, detalhou em entrevista o papel da instituição no desenvolvimento regional e a recente indicação ao Prêmio Inovação Catarinense Caspar Stemmer.
Reconhecimento Estadual: O "Anjo Cidadão"
Tatiane dos Santos Leal, natural de Tubarão e responsável pela área de TI e Inovação da Fundação, celebrou a indicação ao prestigiado prêmio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
A Inoversa Sul é finalista na categoria Inovação de Impacto Socioambiental com o aplicativo "Anjo Cidadão".
"A gente vem trabalhando bastante para um reconhecimento das questões aí de tecnologia e inovação da Fundação. Estar entre os três [finalistas] reconhecidos do estado representa bastante para nós," afirmou Tatiane Leal.
A coordenadora explicou que o "Anjo Cidadão" vai além de ser apenas um aplicativo, pois desenvolve toda uma cultura de segurança em ambientes críticos. O projeto piloto foi implementado nas escolas de Turvo e surgiu como uma ferramenta de resposta aos ataques em ambientes escolares.
"A gente desenvolve toda uma cultura de segurança... Ele contribui para as questões de segurança do ambiente. Ele veio a partir dos problemas que a gente teve aí dos ataques nas escolas," detalhou Leal.
A cerimônia de premiação acontecerá na próxima segunda-feira, dia 15, na ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Para o primeiro lugar, a FAPESC abrirá um edital exclusivo com possibilidade de investimento de até R$ 100 mil no projeto vencedor.
Planejamento de Longo Prazo e Suporte aos Municípios
Gean Carlos Fermino, Vice-presidente da Inoversa Sul, enfatizou que o planejamento da Fundação é estratégico, focado em médio e longo prazo, extrapolando a visão de mandatos políticos.
Fermino destacou que a Inoversa Sul tem a responsabilidade de converter ideias abstratas em ações efetivas que beneficiem a região. Abordando a dificuldade dos municípios em elaborar projetos estruturados para acessar recursos, o Vice-presidente reforçou o papel de suporte da Fundação.
"Nós que somos da parte estratégica e operacional... a nossa responsabilidade é fazer virar aquilo que tu pensa lá do planejamento estratégico para o planejamento operacional," ressaltou Gean Fermino.
O Vice-presidente confirmou que a Fundação tem como finalidade estatutária atuar no suporte aos municípios.
"Não só pode como deve ajudar os municípios, é nossa finalidade estatutária... A Inoversa Sul tem feito essa ação social e de suporte para as prefeituras," disse Fermino.
Um exemplo recente desse trabalho foi a entrega de um projeto base para o desenvolvimento da nova área industrial de Tubarão, em parceria com a ACIT (Associação Empresarial de Tubarão). Gean Fermino afirmou que pensar o futuro da cidade exige um olhar integrado em áreas como Plano Diretor, Mobilidade Urbana e Saneamento, e a Fundação busca aglutinar outras entidades para pensar o futuro de Tubarão nos próximos 10 a 50 anos.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]