Nova legislação prevê multa de R$ 100 mil por edital em desacordo com a norma.
Foto: Secom/Udesc O governo de Santa Catarina aprovou, nesta quinta-feira (22), o Projeto de Lei nº 753/2020, que proíbe a adoção de cotas raciais em universidades públicas do estado e também em instituições privadas que recebam recursos públicos.
A proposta estabelece multa de R$ 100 mil para cada edital que descumprir a determinação. A nova regra passa a valer para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), instituições vinculadas ao sistema Acafe e faculdades privadas que recebem recursos por meio dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Educação Superior (Fumdesc).
Segundo o governo do Estado, a decisão de sancionar o projeto levou em consideração fatores como a busca por maior concorrência no acesso às universidades, o princípio da meritocracia, o respeito à decisão da Assembleia Legislativa e a ampliação do acesso a candidatos em situação de vulnerabilidade econômica.
Até a última atualização desta reportagem, a Udesc e o sistema Acafe não haviam se manifestado sobre os impactos da nova legislação.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]