Iniciativa “Para Mudar de Vida” levará 120 alunos da rede estadual para estudar e estagiar em instituições chinesas de tecnologia
Foto: Reprodução O deputado estadual Mário Motta (PSD) embarca nos próximos dias para Pequim, onde participará como palestrante do China Annual Conference & Expo for International Education (CACIE) 2025, o maior congresso educacional da Ásia, que acontece de 29 a 31 de outubro. Na ocasião, o parlamentar lançará o projeto “Para Mudar de Vida”, que vai proporcionar a 120 estudantes da rede estadual de Santa Catarina a oportunidade de estudar e estagiar na China.
A comitiva catarinense contará ainda com Marlon Reis, CEO da Tang Chinese Education na América Latina, e Jocelete Isaltina da Silveira dos Santos, gerente de Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SED). O projeto — o primeiro do tipo em Santa Catarina — será apresentado a 96 países durante o evento.
Segundo Motta, os estudantes participarão de cursos em áreas estratégicas como mecatrônica, eletrônica e mecânica, além de estágios em multinacionais do setor tecnológico, fortalecendo a indústria catarinense no cenário global.
“Estamos falando de 120 jovens da rede pública que irão se imergir em um dos principais polos tecnológicos do mundo, aprendendo o que há de mais moderno em inovação nessas áreas vitais para o futuro de Santa Catarina”, afirmou o deputado.
O governo chinês, por meio da Tang Chinese Education, bancará os estudos e a hospedagem dos jovens, enquanto o Governo do Estado será responsável pelas passagens aéreas e alimentação. Uma emenda parlamentar do gabinete de Motta garantirá o curso de Mandarim nível 4, que os selecionados deverão concluir antes da viagem.
A seleção dos alunos ocorrerá em 2026, por meio de uma Olimpíada do Conhecimento promovida nas regionais da SED. O processo levará em conta desempenho escolar e afinidade técnica com as áreas do programa.
“Durante um ano, os selecionados estudarão Mandarim e, depois, passarão de um ano a um ano e meio na China, estudando em universidades renomadas e estagiando em empresas como a BYD. Essa experiência transformará a vida desses jovens e aproximará ainda mais Santa Catarina do cenário global”, destacou Motta.
O deputado também defende que o projeto se torne uma política de Estado, com novas turmas anualmente, a exemplo do que já ocorre no Paraná e em São Paulo.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]