A proposta foi aprovada e agora segue para análise da Pró-Reitoria de Ensino.
A criação do curso de Medicina da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna deu mais um passo decisivo. O projeto foi aprovado por unanimidade pelo Conselho do Centro de Educação Superior da Região Sul (Conceceres), instância máxima do campus da Udesc Laguna.
Com a aprovação, a proposta segue agora para análise da Pró-Reitoria de Ensino, trâmite nas demais instâncias da Reitoria da Udesc e, por fim, apreciação no Conselho Universitário. Paralelamente, a Prefeitura de Laguna articula com o Governo do Estado os recursos necessários para viabilizar a implantação.
A ideia do curso surgiu a partir de uma demanda da Prefeitura de Laguna e conta com o apoio da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Um dos pilares da proposta é a parceria com o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, responsável por cerca de 3.500 atendimentos mensais, sendo 94% pelo SUS. A unidade hospitalar servirá como campo de prática para os futuros estudantes.
Com duração de seis anos, o curso será 100% gratuito e terá 20 vagas por semestre. O foco da formação será voltado à atenção primária à saúde, saúde coletiva e práticas humanizadas, com 41% da carga horária destinada aos internatos. O currículo também prioriza a interdisciplinaridade e a formação crítica e ética dos profissionais.
O custo estimado para a implantação é de R$ 30 milhões, incluindo a contratação de até 120 docentes, criação de novos laboratórios e uso da estrutura já existente. A Udesc também prevê ações voltadas à inclusão, bolsas de estudo, acessibilidade e diversidade.
O curso foi apresentado à população em audiência pública realizada no dia 28 de maio, na sede da Udesc em Laguna. O encontro reuniu representantes da universidade, poder público, hospital, estudantes e moradores da região.