Inscrições para o programa no segundo semestre começam nesta segunda.
O programa Universidade Gratuita, alvo de denúncias de fraudes em um relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) divulgado em junho, deve passar por mudanças nos próximos meses.
O programa volta à tona com o início das inscrições para o segundo semestre letivo, que tem mudanças em prazos.
Os ajustes ocorrem também após reclamações de estudantes que ficaram de fora da lista de contemplados no início do ano, mas que, por já estarem matriculados nas instituições para tentar a vaga no programa, precisaram arcar com as mensalidades do semestre.
As principais mudanças até agora ocorrem no cronograma do Universidade Gratuita e foram anunciadas ainda no início de junho. Para os estudantes que vão buscar uma vaga no segundo semestre de 2025, as inscrições, renovações e contratações vão ser feitas antes do início das aulas.
O edital já foi divulgado. As inscrições para novos alunos começam nesta segunda-feira (7) e vão até o dia 17. Para quem já é beneficiado, o prazo para solicitar a renovação vai desta segunda até sexta-feira (11). As inscrições e mais informações sobre datas e documentos necessários para tentar uma bolsa no Universidade Gratuita podem ser obtidas clicando aqui.
Para o primeiro semestre de 2026, a intenção do governo de SC é concluir todo o processo de inscrições e concessão de bolsas do Universidade Gratuita antes das matrículas. Com a mudança, o governo espera evitar que alunos eventualmente não contemplados com as bolsas precisem contrair dívidas de mensalidades antes de saber se poderão ou não entrar no programa.
A retirada da exigência de matrícula para ser beneficiado no Universidade Gratuita já foi incluída em uma medida provisória assinada pelo governador Jorginho Mello (PL), que agora aguarda aprovação da Assembleia Legislativa (Alesc) para que se torne regra definitiva.
Outra novidade foi o lançamento de um simulador para o aluno calcular o Índice de Carência (IC), principal critério para a classificação dos estudantes que terão prioridade no recebimento das bolsas. A ferramenta já está disponível.
2025.2: Inscrições, renovações e contratações ocorrem antes do início das aulas. O edital foi lançado já em junho.
A partir de 2026.1: Todas as etapas ocorrerão antes do período de matrícula, permitindo que os estudantes saibam com antecedência se atendem aos critérios do programa, evitando dúvidas ou débitos indevidos.