Após aprovação do conselho do Centro de Educação Superior da Região Sul, projeto do curso de medicina seguirá para avaliação em outras instâncias da Udesc.
A implantação do curso de medicina na unidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna avançou mais uma etapa importante. O projeto para a instalação do curso foi aprovado por unanimidade pelo conselho do Centro de Educação Superior da Região Sul, instância máxima do campus da Udesc em Laguna.
Agora, a proposta segue para a análise da Pró-Reitoria de Ensino e tramita nas demais instâncias da reitoria da Udesc. Por fim, terá sua aprovação no Conselho Universitário. Paralelamente a isso, a prefeitura de Laguna articula com o governo do estado os recursos necessários para viabilização do curso. O reitor da Udesc, Dr. José Fernando Fragalli, em entrevista ao jornalista Lucas Marques, no Jornal Litoral, da Rádio Litoral FM, comenta sobre a aprovação do projeto do curso de medicina.
“Os primeiros passos foram dados antes, exatamente com aquela audiência pública. E agora, o passo natural foi a análise pelo Conselho de Centro de Educação Superior da Região Sul. E agora, segue-se o caminho natural, que é para a instância superior da universidade, para os órgãos colegiados superiores, que vão fazer análise também. Enfim, a universidade tem o seu tempo, tem as suas instâncias, e o processo está seguindo o caminho natural, o caminho que a universidade mesmo impõe, seguindo os seus próprios ritos”, destaca o reitor.
José também comenta do valor estimado para implementação do curso, cerca de R$30 milhões.
“Esse realmente é o ponto a ser discutido, porque dentro dos nossos regulamentos internos, a abertura de novos cursos implica na possibilidade de termos os recursos necessários. Nós temos que colocar duas questões ali: o custo de implantação e o custo de manutenção. Os R$30 milhões dizem respeito à manutenção anual. É uma estimativa que a gente precisa realmente verificar, se está dentro da realidade, foi um número que foi levantado também na audiência pública, e agora nós temos que analisar também o custo de implantação, que é a construção de prédios, compra de equipamentos e tudo mais. Na verdade, o ponto principal é juntarmos a UDESC com o Governo do Estado. Apesar de sermos uma instituição do Estado, nós não somos uma instituição de governo, portanto, temos que ter também adesão das forças políticas que dão suporte ao governo do Estado.”
Confira a entrevista completa para o programa Jornal Litoral, na Rádio Litoral, em nosso canal no YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal e ativar as notificações, para ficar sempre antenado no que acontece em nossa região.