Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025
Tubarão
33 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
33 °C
21 °C

COLUNISTAS

Vivencie os rituais diários

14/10/2025 10h12 | Atualizada em 14/10/2025 10h17 | Por: Pedro Gonçalves

Você valoriza os rituais do cotidiano? Quando está assando um churrasco, por exemplo, foca em comer logo a tão cheirosa carne ou em vivenciar aquele momento de conversa em volta do assado?
Na última semana, na aula do mestrado, apresentei com alguns colegas um texto de Jean Caune, “As relações entre cultura e comunicação”. Ali, trouxemos a ideia de como cultura e comunicação se entrelaçam, pois em uma roda de conversa, além da comunicação, há todo um sentido cultural em torno daquele “ritual” de sentar em grupo, conversar, vivenciar aquele momento.
Ao darmos esse exemplo, alguns lembram do Cortella, em um vídeo que vi há alguns anos. Mas foi só depois da visita do meu padrinho, lá em casa, que o real sentido me caiu e mudei algumas ações.

CHURRASCO

Há uns três anos, ao nos mudarmos, me empolguei em assar carne. Passei a estudar os cortes, o tempo de fogo de cada um, como assar em grelhas, no espeto… E o que mais me desafiava era fazer o fogo. Levei tempo para compreender que o problema não era o fogo, mas a pressa.

Eu queria que o fogo pegasse de imediato, sem esperar ele trabalhar e atingir o calor correto. E assim foi até este ano.

Em uma vinda dos meus padrinhos, que moram em Porto Alegre, os chamei para um churrasco em casa. Enquanto eu assava a carne, na churrasqueira de chão feita com os tijolos da obra, sentávamos em volta e conversávamos. Junto do fogo estalando e das carnes assando na grelha de parrilla, estava também a minha pressa.

Em meio à conversa, meu padrinho resgatou a fala do Cortella, daquele vídeo que eu havia esquecido: “Churrasco tem que demorar”. A comida é o extra. O importante é o ritual de sentarmos em volta da carne, conversarmos, vivermos momentos fraternos que nos rendem lembranças. E, ao final dessas conversas ternas, a carne para celebrarmos.

Ali a chave virou. A pressa saiu. Meus próximos churrascos pareceram mais rápidos, mas o tempo continuou o mesmo: o que mudou foi o foco. O fogo pega, a caloria ideal chega forte, a carne assa tranquila e as conversas enfim acontecem, com a devida atenção e valor.
 

Publicidade padrão

Pedro Gonçalves

Na Próxima Aula

Professor, redator e videomaker. Trabalha na área de pesquisa e educação desde 2014, é autor do livro "Lex Derner: O Arqueólogo do Futuro" e da newsletter sobre cultura e educação Depois do Cafezinho. Quando pode, gosta de gravar dicas literárias.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!