Foto: Reprodução No dia 17/10/2025, o Brasil, assim como em 1988, parou para descobrir quem matou Odete Roitman. Até quem não acompanhava a novela decidiu dar aquela conferida para saber quem foi. Porém, sexta-feira costuma ser um dia corrido, e naquela sexta seria ainda mais.
Dou aula nas sextas à noite até as 22h30. Cíntia teve aula até as 22h e, naquele dia em específico, tínhamos o aniversário de uma amiga muito querida. Ou seja, voltaríamos para casa só de madrugada. Eu e Cintia tínhamos uma missão: escapar de qualquer spoiler.
Combinamos que, a partir do início da novela, não olharíamos o WhatsApp nem qualquer rede social. Ela, tirando sarro, fez uma imagem imitando a fala da Odete: “Meu bem, não é de bom tom dar spoiler de quem matou Odete Roitman”, seguida de letras miúdas: “O aluno que falar perderá um ponto da média”. Claro, por pura brincadeira, mas fizemos para eu colar atrás do meu jaleco.

Ao chegar à escola, pedi ajuda para a Duda, do Comercial, para colocar a imagem nas minhas costas. Entrei na sala arrancando risadas dos alunos e comentários sobre o final da novela. Antes mesmo de eu pedir, uma das alunas já havia tirado uma foto e nos encaminhado. Aproveitando a onda, publiquei no Instagram com a legenda: “Quando o professor da aula no horário do último capítulo”, marcando alguns atores do elenco, em especial a talentosa Debora Bloch, que deu vida à icônica vilã em 2025.
Em poucos minutos, aquela publicação rendeu uma movimentação nunca vista no meu simplório perfil: diversos comentários, compartilhamentos, marcações e mensagens no privado. Debora Bloch havia postado a foto em seus stories. O post saiu da minha bolha e alcançou um número que eu nunca havia imaginado.

De sexta para sábado, em 24 horas, fui o “professor noveleiro” para 460 mil pessoas.
Livre de spoilers
Conseguimos! Chegamos em casa pouco depois da 1h30 da madrugada de sexta para sábado, caminhamos com as cachorras para elas darem a tradicional volta noturna e, às 2h, ligamos o episódio. Às 3h voltamos a olhar os celulares. Tudo certo, o plano funcionou. Dormimos tranquilos.

Na Próxima Aula
Professor, redator e videomaker. Trabalha na área de pesquisa e educação desde 2014, é autor do livro "Lex Derner: O Arqueólogo do Futuro" e da newsletter sobre cultura e educação Depois do Cafezinho. Quando pode, gosta de gravar dicas literárias.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]