A decisão foi tomada pela Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente.
Foto: Divulgação As operações de voos de balão em Praia Grande, no Sul do Estado, estavam marcadas para retornar nesta terça-feira (1º), mas precisaram ser adiadas devido às condições climáticas.
A decisão foi tomada pela Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente (AVIBAQ).
Em boletim meteorológico emitido pela Comissão de Meteorologia e Segurança da AVIBAQ, nesta segunda-feira (30), os voos foram cancelados.
“Fortes rajadas provocadas por sistema de pressão em atuação na região, seguindo para o mar. Condições inseguras para voo”, escreveu a associação em nota.
Já são 10 dias sem voos na Capital dos Canyons. O balonismo é um dos principais atrativos turísticos da cidade e iniciou em 2017, tendo mais de 40 mil voos registrados desde então. Em média, são realizados mais de 600 voos por mês.
A Comissão de Meteorologia e Segurança é uma das novas medidas de segurança adotadas pela AVIBAQ. O grupo é composto por cinco pilotos experientes, que confirmam a possibilidade de operações com um dia de antecedência.
Além da comissão, os pilotos contarão agora com uma checklist de tarefas a serem feitas antes dos voos, assim como a presença de dois extintores de incêndio em cada aeronave, rádios comunicadores, manta anti chamas e outros itens que devem ser divulgados em breve.
O setor do balonismo da região ainda aguarda a regulamentação dos voos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]