A decisão foi tomada pela Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente.
As operações de voos de balão em Praia Grande, no Sul do Estado, estavam marcadas para retornar nesta terça-feira (1º), mas precisaram ser adiadas devido às condições climáticas.
A decisão foi tomada pela Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente (AVIBAQ).
Em boletim meteorológico emitido pela Comissão de Meteorologia e Segurança da AVIBAQ, nesta segunda-feira (30), os voos foram cancelados.
“Fortes rajadas provocadas por sistema de pressão em atuação na região, seguindo para o mar. Condições inseguras para voo”, escreveu a associação em nota.
Já são 10 dias sem voos na Capital dos Canyons. O balonismo é um dos principais atrativos turísticos da cidade e iniciou em 2017, tendo mais de 40 mil voos registrados desde então. Em média, são realizados mais de 600 voos por mês.
A Comissão de Meteorologia e Segurança é uma das novas medidas de segurança adotadas pela AVIBAQ. O grupo é composto por cinco pilotos experientes, que confirmam a possibilidade de operações com um dia de antecedência.
Além da comissão, os pilotos contarão agora com uma checklist de tarefas a serem feitas antes dos voos, assim como a presença de dois extintores de incêndio em cada aeronave, rádios comunicadores, manta anti chamas e outros itens que devem ser divulgados em breve.
O setor do balonismo da região ainda aguarda a regulamentação dos voos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).