Presidente destacou a importância da Amazônia no debate ambiental e afirmou ser preciso “impor nova derrota” aos negacionistas.
Foto: Reuters/Adriano Machado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou nesta segunda-feira (10) na abertura oficial da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), realizada pela primeira vez na Amazônia, em Belém (PA). Em seu pronunciamento, Lula afirmou que a COP30 será “a conferência da verdade” e destacou a necessidade de “impor uma nova derrota aos negacionistas” do clima.
Segundo o presidente, sediar o evento no Pará foi uma “proeza”, diante dos desafios logísticos e estruturais da região. “Fazer a COP aqui é um desafio tão grande quanto acabar com a poluição do planeta. Seria mais fácil fazer em uma cidade que não tivesse problema, mas aceitamos o desafio para provar que, com disposição e compromisso, nada é impossível”, declarou.
Lula reforçou que as mudanças climáticas deixaram de ser uma ameaça futura e se tornaram uma “tragédia do presente”, mencionando o tornado que atingiu cidades do centro-sul do Paraná na sexta-feira (7). “Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam as evidências da ciência e os progressos do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas”, afirmou.
O presidente também voltou a criticar os gastos com guerras, comparando-os ao financiamento da ação climática. “Se os homens que fazem guerra estivessem aqui, perceberiam que é mais barato investir US$ 1,3 trilhão para enfrentar o problema climático do que gastar US$ 2,7 trilhões em conflitos, como no ano passado”, disse.
Outro ponto do discurso foi a defesa da luta contra o racismo ambiental, tema da declaração assinada pelo Brasil na Cúpula de Líderes da semana passada. O documento é considerado um marco por integrar justiça racial e ação climática em um mesmo acordo internacional.
Ausência dos EUA
Embora Lula não tenha citado países diretamente, chamou atenção a ausência dos Estados Unidos na COP30. O governo norte-americano não enviou representantes de alto escalão para o evento. O presidente Donald Trump já havia confirmado que não participaria da cúpula de líderes, realizada nos dias 6 e 7, mas ainda havia expectativa de envio de uma delegação técnica.
Evento em Belém
A COP30 ocorre até o dia 21 de novembro e reúne cerca de 50 mil participantes, entre diplomatas, líderes, ativistas, cientistas e empresários. As negociações devem definir metas concretas para acelerar a transição energética, ampliar o financiamento climático e proteger as florestas tropicais.
As próximas semanas serão decisivas para transformar os compromissos anunciados na Cúpula de Líderes em planos efetivos, com prazos e recursos definidos.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]