A mudança deve ocorrer por conta de um forte aquecimento, a alta disponibilidade de umidade e a formação de uma intensa frente fria
Desestabilidade volta para a atmosfera a partir da tarde e noite deste sábado (20), em Santa Catarina. Isso por conta de um forte aquecimento, a alta disponibilidade de umidade e a formação de uma intensa frente fria. A situação deve se intensificar no decorrer do domingo (21), e início da segunda-feira (22), quando há previsão de temporais, alguns severos, que oferecem risco moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos e enxurradas.
No sábado (20), a instabilidade deve ocorrer de forma mais irregular, associada ao calor e à umidade, resultando em temporais isolados, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Neste primeiro momento, o risco para ocorrências é considerado baixo. Já entre a madrugada e manhã de domingo (21), a aproximação da frente fria pelo Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul aumenta significativamente as condições para tempestades, algumas de caráter severo, acompanhadas de intensas rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo.
No decorrer da tarde e noite do domingo (21), as instabilidades avançam para outras regiões, alcançando a Grande Florianópolis, o Planalto Norte, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. A chuva segue persistente em praticamente todo o estado, com risco para temporais também no Oeste. A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção redobrada durante o período de maior instabilidade, evitando áreas de risco e acompanhando os alertas emitidos pelos canais oficiais.