Após um sábado de calor e instabilidade isolada, o avanço de um ciclone extratropical deve provocar chuva intensa e ventos fortes em várias regiões do Estado.
Neste sábado (11), a circulação marítima perde força em Santa Catarina, mas ainda mantém nebulosidade e chance de chuva fraca e passageira entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens. Com o calor e a umidade, podem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados no Grande Oeste e Planaltos entre a tarde e a noite. As temperaturas sobem, chegando a 33°C no Oeste, 30°C no Litoral Sul e variando entre 22°C e 26°C nas demais áreas.
No domingo (12), a formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai impulsiona o avanço de uma frente fria sobre Santa Catarina, tornando o tempo instável e chuvoso em boa parte do Estado. O fenômeno deve provocar temporais com chuva intensa, descargas elétricas, ventos fortes e granizo, especialmente no Grande Oeste e no Norte catarinense. O risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica. As temperaturas caem no Oeste, onde não devem ultrapassar os 20°C, enquanto o norte e o litoral ainda terão calor durante o dia.
Na segunda-feira (13), o sistema se afasta gradualmente, e o tempo volta a ficar mais estável, embora pancadas isoladas de chuva e trovoadas ainda possam ocorrer entre o Meio-Oeste e o Litoral. As temperaturas permanecem elevadas à tarde, especialmente no litoral, com máximas entre 25°C e 30°C, mas caem à noite com a entrada de ar mais frio, registrando mínimas entre 7°C e 14°C.
A partir de terça-feira (14), uma massa de ar seco garante tempo firme e temperaturas mais baixas ao amanhecer, com mínimas entre 7°C e 13°C e ainda menores nas áreas de serra. Na quarta-feira (15), o sol predomina em todo o Estado, com possibilidade de chuva fraca e isolada no Litoral nos extremos do dia.