Animal foi resgatado pelos bombeiros e devolvido ao habitat natural
Um momento de mudança de residência se transformou em susto para uma família da Praia do Sol, em Laguna, na tarde desta segunda-feira (18). Durante a organização dos móveis, os moradores perceberam a presença de uma cobra escondida atrás de um sofá, dentro da casa.
Assustados, eles acionaram o Corpo de Bombeiros Militar, que se deslocou até o local e realizou a captura do animal com segurança. Após o resgate, a cobra foi devolvida à natureza, em uma área afastada da zona urbana. Ninguém se feriu.
De acordo com os bombeiros, o animal era uma Pseudablabes patagoniensis, espécie conhecida popularmente como “cobra-corre-campo” ou “cobra-parelheira”. Apesar de não ser considerada altamente perigosa, ela possui veneno que pode causar reações alérgicas graves em algumas pessoas, exigindo, em certos casos, atendimento médico.
O 2º Sargento Medea, do Corpo de Bombeiros Militar, alerta que os encontros entre serpentes e humanos são mais comuns nesta época do ano e que todo cuidado é necessário.
“Com a chegada dos meses mais quentes, aumenta o número de ocorrências envolvendo serpentes, inclusive dentro de residências. Nossa orientação é que a população nunca tente identificar se a cobra é peçonhenta ou não: trate todas como se fossem. Jamais manipule o animal com as mãos”, destacou.
O sargento também orienta que, em caso de necessidade de afastar a cobra, o uso de objetos como rodo ou cabo de vassoura pode ajudar a manter distância segura. “A serpente costuma dar o bote a um terço do seu tamanho e, por isso, mais de 90% dos acidentes acontecem nos membros inferiores. Se estiver em trilhas, use sempre botas. E, em qualquer situação de risco, acione imediatamente o 193”, reforçou.