Quarta-feira, 30 de julho de 2025
Tubarão
19 °C
8 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
8 °C
Segurança

Muralha Virtual: Tubarão estuda a adoção do programa

A Prefeitura se reuniu com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal para conhecer melhor as diretrizes da proposta.

Tubarão - SC, 10/07/2025 13h06 | Atualizada em 10/07/2025 13h11 | Por: Lucas Marques e Eduardo Mota | Fonte: Jornal Litoral
Imagem: Pixabay

O município de Tubarão analisa a adoção de uma muralha virtual para aprimorar a segurança pública. Trata-se de um sistema de monitoramento por câmeras em pontos estratégicos da cidade. O assunto foi debatido em reunião que envolveu o prefeito Estêner Soratto, o Comandante da Polícia Militar de Tubarão, Tenente-Coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão e o Comandante da Polícia Municipal de Tubarão, Daniel Martins.

Na reunião, foi feita uma apresentação do sistema e foi debatido como seria trabalhar dessa forma com as forças de segurança. Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, em entrevista para o jornalista Lucas Marques, no Jornal Litoral, da Rádio Litoral FM, comenta sobre o programa.

“O projeto Muralha Virtual consiste na adoção de tecnologias nas câmeras, agregada com inteligência artificial, para que a gente não só realize o cercamento eletrônico da cidade, mas também realizar o cercamento nos principais pontos de acesso do nosso município. Como essas câmeras são dotadas de inteligência artificial, temos então a possibilidade da leitura de placas ou de caracteres de placas, além dos identificadores dos veículos (seja modelo ou cor).”
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O comandante destaca que as câmeras potencializam o trabalho das forças de segurança. “Essas câmeras terão essa tecnologia para que a gente consiga potencializar o trabalho da polícia militar e das demais forças de segurança. E além disso, a nossa solicitação é para que as câmeras também tenham a tecnologia OCR, que seria no caso o leitor de reconhecimento facial. Então determinadas pessoas que porventura se encontrem com mandados de prisão ou algum tipo de passagem criminal e que possam ser procuradas pela justiça, também seriam identificadas, e aí nós teríamos muito mais assertividade no trabalho das forças de segurança”.

Confira a entrevista completa para o programa Jornal Litoral, na Rádio Litoral, em nosso canal no YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal e ativar as notificações, para ficar sempre antenado no que acontece em nossa região.

 

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!