A Prefeitura se reuniu com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal para conhecer melhor as diretrizes da proposta.
O município de Tubarão analisa a adoção de uma muralha virtual para aprimorar a segurança pública. Trata-se de um sistema de monitoramento por câmeras em pontos estratégicos da cidade. O assunto foi debatido em reunião que envolveu o prefeito Estêner Soratto, o Comandante da Polícia Militar de Tubarão, Tenente-Coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão e o Comandante da Polícia Municipal de Tubarão, Daniel Martins.
Na reunião, foi feita uma apresentação do sistema e foi debatido como seria trabalhar dessa forma com as forças de segurança. Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, em entrevista para o jornalista Lucas Marques, no Jornal Litoral, da Rádio Litoral FM, comenta sobre o programa.
“O projeto Muralha Virtual consiste na adoção de tecnologias nas câmeras, agregada com inteligência artificial, para que a gente não só realize o cercamento eletrônico da cidade, mas também realizar o cercamento nos principais pontos de acesso do nosso município. Como essas câmeras são dotadas de inteligência artificial, temos então a possibilidade da leitura de placas ou de caracteres de placas, além dos identificadores dos veículos (seja modelo ou cor).”
O comandante destaca que as câmeras potencializam o trabalho das forças de segurança. “Essas câmeras terão essa tecnologia para que a gente consiga potencializar o trabalho da polícia militar e das demais forças de segurança. E além disso, a nossa solicitação é para que as câmeras também tenham a tecnologia OCR, que seria no caso o leitor de reconhecimento facial. Então determinadas pessoas que porventura se encontrem com mandados de prisão ou algum tipo de passagem criminal e que possam ser procuradas pela justiça, também seriam identificadas, e aí nós teríamos muito mais assertividade no trabalho das forças de segurança”.
Confira a entrevista completa para o programa Jornal Litoral, na Rádio Litoral, em nosso canal no YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal e ativar as notificações, para ficar sempre antenado no que acontece em nossa região.