O programa tem como objetivo promover a educação para a cidadania, despertar valores éticos e engajar a sociedade no combate à corrupção.
Tubarão se tornou a primeira cidade do Sul de Santa Catarina a aderir ao programa Educando Cidadãos, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A assinatura do termo de adesão ocorreu na tarde desta terça-feira (7), em Florianópolis, com a presença do prefeito Estêner Soratto (PL) e do secretário de Combate à Corrupção e Controladoria, Luciano Valério.
O programa tem como objetivo promover a educação para a cidadania, despertar valores éticos e engajar a sociedade no combate à corrupção, desde a infância.
Criado pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, o Educando Cidadãos é uma evolução da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, que ficou conhecida em todo o Brasil. O programa atua em quatro eixos: interação local entre Ministério Público e comunidades, cultura de cooperação social, transparência e fiscalização, e meio ambiente e sustentabilidade. O público-alvo inclui estudantes do ensino fundamental e médio, instituições públicas e privadas, órgãos governamentais, ONGs, empresas e cidadãos em geral.
Com mais de 60 parceiros em todo o estado, o programa prevê a produção de materiais pedagógicos, ações educativas e campanhas de comunicação, sempre com foco no fortalecimento do controle social e na formação de cidadãos mais conscientes.
As ações locais desenvolvidas com o apoio das prefeituras e de outras entidades serão certificadas pelo MPSC, que também concederá o selo “Amigo do Programa Educando Cidadãos” a projetos e voluntários que se destacarem.