Tribunal pode manter mandato, cassar chapa ou convocar novas eleições.
Foto: Roque de Sá/Agência Senado O Tribunal Superior Eleitoral marcou para esta quinta-feira (5) a sessão de julgamento do recurso que pede a cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC). A ação trata de suposto abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022.
O recurso foi apresentado pela coligação Bora Trabalhar contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que havia rejeitado o pedido de cassação. Os autores da ação alegam que a campanha de Seif teria sido favorecida por empresários e por uma entidade sindical, sem a devida declaração à Justiça Eleitoral.
Entre as acusações estão o uso irregular de um helicóptero para deslocamentos de campanha, a utilização da estrutura das lojas de Luciano Hang para divulgação eleitoral e o suposto financiamento de propaganda por entidade sindical. Jorge Seif nega as acusações.
Além do senador, também são alvos da ação os suplentes Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi, o empresário Almir Manoel Atanazio dos Santos e Luciano Hang.
O TSE pode decidir pela manutenção do mandato, pela cassação com posse de suplentes ou pela anulação da chapa com realização de novas eleições.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]