Presidente brasileiro solicitou fim das medidas restritivas, convidou Trump para a COP30 e designou interlocutores para avançar nas negociações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por cerca de 30 minutos, nesta segunda-feira (6), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em telefonema realizado pela manhã. Segundo nota do Planalto, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e a revogação de medidas restritivas contra autoridades brasileiras.
O mandatário brasileiro também reforçou o convite para que Trump participe pessoalmente da COP30, que será realizada em Belém (PA). Durante a conversa, Lula lembrou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os EUA mantêm superávit na balança de bens e serviços.
Segundo o Planalto, a conversa ocorreu em tom amistoso, com troca de contatos diretos e menção à “boa química” entre os dois líderes, relembrando o encontro em Nova York durante a Assembleia Geral da ONU.
Para dar continuidade às tratativas, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dialogar com representantes brasileiros — o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Os dois presidentes também concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu possibilidades como a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e a possibilidade de viajar aos EUA.
Do lado brasileiro, a conversa foi acompanhada por Alckmin, pelos ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad e Sidônio Palmeira, além do assessor especial Celso Amorim