Segunda-feira, 05 de janeiro de 2026
Tubarão
27 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
14 °C
Clima

Saiba quais são os pontos próprios e impróprios no litoral sul de SC

Entre Paulo Lopes e o Extremo Sul, a maioria das praias está apta para banho; especialistas reforçam atenção para locais com alteração na cor da água.

03/01/2026 10h10 | Atualizada em 03/01/2026 10h20 | Por: Redação | Fonte: Instituto do Meio Ambiente SC
Foto: Victor Guterres/Acervo pessoal

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório nº 8 da temporada de verão 2025-2026, com base em coletas realizadas no dia 29 de dezembro de 2025, apontando um cenário predominantemente favorável para banho no litoral sul catarinense e na região da Grande Florianópolis.

Em Paulo Lopes, a Praia da Guarda do Embaú, no ponto monitorado em frente ao cadeirão dos guarda-vidas, permanece classificada como própria para banho. Em Garopaba, a maior parte dos pontos avaliados está liberada, incluindo as praias do Siriú, da Gamboa e dois pontos da Praia Central. O alerta fica para a Lagoa da Ferrugem, na margem direita do acesso principal, considerada imprópria.

Imbituba segue como destaque positivo, com todos os pontos monitorados próprios, incluindo Praia do Rosa (norte e sul), Praia da Vila, Praia do Porto e Lagoa de Ibiraquera. Em Laguna, praias tradicionais como Mar Grosso, Tereza, Gi e Prainha do Farol estão próprias, enquanto a Lagoa de Cabeçuda, no Km 313 da BR-101, foi classificada como imprópria.

Mais ao sul, Jaguaruna apresenta 100% de balneabilidade nos pontos analisados, assim como Passo de Torres. No Balneário Rincão, a situação é mista, com lagoas e orla próprias, mas pontos próximos a arroios classificados como impróprios. Cenário semelhante ocorre em Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota, onde a foz dos arroios segue como principal ponto de restrição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Araranguá, a Praia do Morro dos Conventos, em frente ao posto central de guarda-vidas, permanece própria para banho.

O IMA reforça que banhistas devem evitar locais com alteração na coloração da água ou odor forte, sinais que podem indicar floração de algas, e acompanhar semanalmente as atualizações do relatório de balneabilidade.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!