Sábado, 16 de agosto de 2025
Tubarão
18 °C
13 °C
Fechar [x]
Tubarão
18 °C
13 °C
Nacional

Preta Gil morre aos 50 anos

A cantora estava em tratamento contra um câncer no intestino.

Brasil , 20/07/2025 21h40 | Por: Eduardo Mota | Fonte: CNN Brasil
Foto: Reprodução/Instagram

Morreu neste domingo (20), aos 50 anos, a cantora Preta Gil. Preta estava em tratamento contra um câncer no intestino desde 2023 e deixa o filho, Francisco, e a neta, Sol.

Ícone cultural e da música brasileira, Preta, filha de Gilberto Gil, era de uma família tradicional do cenário artístico e foi uma importante figura feminina, com voz ativa pela luta contra o racismo, contra a gordofobia e pela defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+.

Sua carreira foi marcada por seis álbuns, além de um bloco de Carnaval no Rio de Janeiro, o Bloco da Preta, e atuação na publicidade, com a agência Mynd.

Em janeiro de 2023, Preta teve um câncer no intestino diagnosticado. Sempre otimista, a cantora compartilhava abertamente seus desafios na batalha contra a doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Natural do Rio de Janeiro, Preta nasceu em 8 de agosto de 1974. A vida de Preta foi marcada pelo forte círculo social e artístico em que ela foi criada.

Os primeiros passos da carreira como cantora foram dados em 2003, quando lançou o álbum “Prêt-à Porter” (2003) – do qual a música “Sinais de Fogo”, com Ana Carolina, faz parte.

Depois do “Prêt-à Porter”, vieram outros cinco álbuns de estúdio e ao vivo: “Preta” (2005), “Noite Preta ao Vivo” (2010), “Sou como Sou” (2012), “Bloco da Preta” (2014) e “Todas as Cores” (2017) – com canções solo e também com parcerias, como Anitta, Lulu Santos, Ivete Sangalo, Pablo Vittar e Thiaguinho.

Bloco da Preta também é o nome que batiza o agrupamento carnavalesco comandado pela cantora. Lançada em 2010, a agremiação leva milhares de pessoas às ruas do Rio de Janeiro anualmente, sendo considerado um dos principais do circuito de Carnaval de rua da capital fluminense.

Além de sua carreira na música, Preta construiu sua carreira no mercado publicitário em 2017, quando se tornou sócia da Mynd, agência voltada para o trabalho com influenciadores digitais.

As informações são da CNN Brasil.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!