Desde que foi implementado, em 2021, o programa já vistoriou mais de 7 mil imóveis.
O Trato por Laguna, oferecido pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), já garantiu a regularização de mais de quatro mil imóveis na Cidade Juliana. Através de vistorias, orientação técnica gratuita e educação ambiental, o programa garante a conservação do ambiente e fortalece o turismo no município.
A ação é desenvolvida pela Casan desde 2021, em parceria com a Prefeitura, e já impediu que quase 3 bilhões de litros de esgoto fossem descartados sem tratamento no ambiente. Mais de sete mil imóveis foram vistoriados e quase 80% estão certificados, colaborando com a balneabilidade das praias e da Lagoa de Santo Antônio.
O Trato por Laguna envolve visita, vistoria, explicação sobre o funcionamento correto do sistema de esgoto, orientação técnica e, quando necessário, notificação para adequações. O objetivo é garantir que o esgoto doméstico seja destinado de forma segura à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Vitória.
“Os resultados obtidos pelo Trato por Laguna são comemorados por nós, pois demonstram que os moradores compreenderam a importância de estarem regularmente conectados com a rede coletora, impedindo que o esgoto vá para o meio ambiente sem qualquer tratamento”, destaca o chefe da agência da CASAN em Laguna, Diego Medeiros.
Com o avanço das ações, diversos bairros da cidade já foram beneficiados. Atualmente, o Trato por Laguna atende o Mar Grosso, Magalhães, Navegantes, Vila Vitória, Progresso, Esperança, Portinho, Barbacena, Bela Vista, Campo de Fora, Centro, Jardim América e o Morro da Glória.
O Trato por Laguna ainda promove ações educativas junto às escolas, associações de moradores e entidades comunitárias. “Estamos presentes na história recente do município com ações que, ao mesmo tempo, melhoram a qualidade de vida e preservam o que Laguna tem de mais valioso: suas águas e sua beleza natural”, pontua a engenheira Taize Vieira, da empresa que executa o Trato por Laguna a serviço da CASAN.
Números confirmam o sucesso do programa
Desde que foi implementado, em 2021, o Trato por Laguna já vistoriou 7,1 mil imóveis, regularizou 4,4 mil e certificou 5,5 mil (1,1 mil com primeira visita e 4,4 Mil após a vistoria e orientação do programa). Atualmente, existem 1,6 mil imóveis que ainda não estão regulares. Para agendar uma visita do Trato por Laguna, basta entrar em contato com a Casan através do WhatsApp: (48) 9 9611-7706. A companhia também atende presencialmente na Rua Jorge Lacerda (Edifício Amândio – fundos da Udesc), número 160, no bairro Progresso.