Sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Tubarão
23 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
12 °C
Geral

Trabalhadores da Celesc continuam em greve e exigem melhorias para o setor

Entre as principais reivindicações estão a correção salarial acima do INPC, a concessão de ganho real

Santa Catarina, 23/09/2025 10h30 | Por: Redação | Fonte: 4Oito

O primeiro dia de greve dos trabalhadores da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) registrou forte adesão na região. Até o fim da tarde desta segunda-feira (22), não havia novidade sobre avanço nas negociações, e a orientação dos sindicatos é de continuidade da greve nos próximos dias.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Energia Elétrica de Santa Catarina (Sintresc),  José Paulo dos Reis, que integra a Intercel junto com outras quatro entidades sindicais do estado, mais de 95% dos empregados aderiram ao movimento. "Os cinco sindicatos que compõe a intersel são Sintresc, Steel,sínteve, sindinorte e sinergia. Estamos nos unindo para buscar nossos direitos", explica ele. Já a Celesc informou que a adesão é de aproximadamente de 64% dos empregados próprios.

Entre as principais reivindicações estão a correção salarial acima do INPC, a concessão de ganho real. Segundo o Reis, não ocorre há mais de 15 anos, além da extensão do anuênio aos trabalhadores contratados após 2016. Outra demanda levantada é o aumento no valor do vale-alimentação.

Segundo o diretor, a expectativa é de que a empresa apresente uma proposta considerada razoável para dar sequência às negociações.
“Queremos que a Celesc chame os sindicatos para negociar e apresente algo que os empregados possam aceitar. Nossa luta é por direitos iguais e por um acordo que contemple todos”, destaca.

Em nota, a Celesc afirma lamentar a decisão do sindicato de deflagrar greve a partir desta segunda-feira (22), "especialmente porque, desde 28 de agosto, vem negociando com a Intercel, Intersindical e sindicatos diferenciados o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026 e apresentou, na última sexta-feira (19), uma nova proposta com avanços significativos em relação à anterior.

O pacote contempla melhorias concretas nos benefícios e nas condições de trabalho, como ampliação dos valores do vale-alimentação, concessão de um vale extra no início de 2026, reajuste salarial pelo índice de inflação e atualização dos demais auxílios pelo mesmo índice, garantindo assim a reposição integral da inflação em todos os direitos do ACT. 

A empresa também reforçou compromissos com a estabilidade do quadro de pessoal, a renovação de benefícios tradicionais e a manutenção de programas de saúde, bem-estar e acessibilidade para todos os empregados. A greve afeta alguns serviços, sobretudo o atendimento ao público, mas os serviços de urgência e emergência estão mantidos. 

Os eletricistas da Celesc estão focados no restabelecimento do sistema elétrico após as fortes chuvas que afetaram o Estado no final de semana. Para a Celesc, a nova proposta demonstra, mais uma vez, a disposição permanente para o diálogo e para a construção de um acordo que valorize os trabalhadores, preserve direitos e assegure a qualidade do serviço prestado à população catarinense. 

A companhia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do sistema elétrico catarinense, investindo na expansão de redes trifásicas, na construção e ampliação de subestações e no aprimoramento do atendimento à sociedade. Para garantir a sustentabilidade da companhia e a qualidade dos serviços, é essencial equilibrar investimentos e benefícios aos empregados, assegurando que a Celesc permaneça sólida e preparada para atender Santa Catarina com excelência".

 

Atendimento Digital 

Vale ressaltar que a maioria dos serviços comerciais está disponível em seus canais digitais, sem necessidade de deslocamento até as lojas: Aplicativo Celesc (iOS e Android), WhatsApp (48) 99860-0067, site ou telefone 0800 048 0120. O cliente ainda tem a alternativa de acessar os totens da Celesc, espalhados por locais públicos das cidades, que oferecem uma série de serviços, como a emissão de segunda via e pagamento de fatura com cartão e via PIX. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!