Domingo, 09 de novembro de 2025
Tubarão
27 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
14 °C
Geral

Sobe para cinco o número de mortos e passa de 400 o total de feridos após tornado no Paraná

Fenômeno destruiu 80% de Rio Bonito do Iguaçu e provocou danos em Guarapuava e Laranjeiras do Sul, segundo a Defesa Civil.

Rio Bonito do Iguaçu, PR, 08/11/2025 08h36 | Por: Redação | Fonte: G1
Foto: Reprodução

A passagem de um tornado na tarde de sexta-feira (7) deixou cinco mortos e mais de 430 feridos no Paraná, conforme informações atualizadas da Defesa Civil. Quatro das vítimas morreram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, no Centro-Sul do estado. Imagens registradas no local mostram casas destelhadas, construções destruídas e postes de energia derrubados.

O número de mortos chegou a ser corrigido durante a madrugada, depois que o Corpo de Bombeiros identificou duplicidade no registro de uma vítima contabilizada em Rio Bonito do Iguaçu e também em Laranjeiras do Sul. Na manhã deste sábado (8), uma nova morte foi confirmada em Guarapuava, elevando novamente o total para cinco.

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 80% de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada. O município, que tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 quilômetros de Curitiba, teve colapso estrutural de construções, destelhamentos e danos à rede elétrica. Mais de 3 mil imóveis permaneciam sem energia até a noite de sexta-feira, e o abastecimento de água também foi comprometido.

O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, informou que equipes de várias regiões do estado, inclusive da capital, foram enviadas para reforçar as buscas. “Nossas equipes encontraram um cenário de guerra. Estamos com bombeiros de todo o Paraná trabalhando na busca e no salvamento de pessoas”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, destacou que ambulâncias e aeronaves estão sendo usadas no transporte de feridos. Um hospital de campanha foi montado em Rio Bonito do Iguaçu para atender à grande demanda. A Defesa Civil segue em alerta e não descarta o aumento do número de vítimas.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado foi formado dentro de uma supercélula e classificado preliminarmente como de intensidade F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Técnicos avaliam se houve pontos com rajadas acima de 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.

Além de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, estragos também foram registrados em Laranjeiras do Sul e outras cidades próximas.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!