Treinamento abordou atualizações em benefícios sociais e a obrigatoriedade de visita domiciliar para famílias unipessoais
Foto: Reprodução Os servidores da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Tubarão participaram, na tarde da última sexta-feira (7), de uma capacitação no auditório da secretaria, com o objetivo de orientar os novos contratados sobre benefícios, programas sociais e fluxos de trabalho relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico) — ferramenta central de gestão de políticas sociais.
Durante o encontro, foram abordados temas como o Programa Bolsa Família (PBF), a nova Regra de Proteção, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), famílias unipessoais, encaminhamentos, atendimentos e visitas domiciliares.
O CadÚnico é um instrumento do governo federal que reúne informações sobre famílias de baixa renda, sendo essencial para a concessão de benefícios sociais. A capacitação também reforçou a aplicação da Lei nº 15.077/2024, que determina que a inscrição ou atualização no cadastro de famílias compostas por uma única pessoa deve ser feita obrigatoriamente no domicílio do cidadão.
De acordo com Michel Campos Mendes, coordenador do CadÚnico para Programas Sociais no município, a visita domiciliar é uma exigência federal para a concessão ou manutenção do Bolsa Família e do BPC para esse público.
“Aproveitamos esse momento para alinhar esse trabalho em conjunto com os CRAS do município”, ressaltou.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]