Evento ocorre de 17 a 20 de novembro com exposições, música, debates e valorização da cultura afro-brasileira.
Foto: Reprodução A Setorial Afro-Brasileira de Tubarão e a Associação de Resistência Ancestral (ARA) promovem, entre os dias 17 e 20 de novembro, a II Semana de Consciência Negra de Tubarão, que neste ano tem como tema “Conexões Afro-Brasileiras”. A programação é realizada em parceria com o Museu Ferroviário e a Fundação de Cultura.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Alyson Oliveira, o evento vai além de uma celebração:
“A Semana da Consciência Negra é um momento de reflexão, reconhecimento e valorização das raízes que formam nossa identidade como povo. Acreditamos que a cultura é o caminho mais poderoso para promover o respeito, a igualdade e o fortalecimento da ancestralidade em nosso município”, afirmou.
A abertura oficial acontece no dia 17, às 19h30, com apresentação musical de Miro Victalvino e o desfile “Raiz que Coroa, Estética Afro em Movimento”, de Aline Helena Martins e Kelvin Possidônio. A noite também contará com a exposição fotográfica “África Oriental, Terra, Povo e Vida Selvagem”, de José Warmuth, e a presença da escritora Noemi Balbino, com mostra e venda de livros.
No dia 18, a programação foca na educação e memória, com apresentações musicais de Heleninha Freitas e Iasmin Costa, seguida por uma roda de capoeira com Mestre Pé de Moleque e alunos da EMEB Faustina da Luz Patrício. O público também poderá degustar pratos da gastronomia afro-brasileira e visitar as exposições de Warmuth e Balbino.
O dia 19 será dedicado à arte e cultura, com o espetáculo “Sementes”, do grupo Encantados Contadores de Histórias, e a roda de conversa “Desafios da Educação Antirracista”, com Aleida Corrêa, Josiane Anacleto e Janaina Eufrásio.
Encerrando a programação, no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, haverá um grande espetáculo musical com o grupo Cavaquinho de Ouro, às 14h, no Museu Ferroviário. A exposição fotográfica de José Warmuth segue aberta à visitação.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]