O "Empodera" oferece trilha de capacitação focada em mães e mulheres que sonham em empreender, e já atendeu mais de 200 participantes na primeira turma.
Mulheres que buscam autonomia financeira e desejam empreender têm uma nova oportunidade em Santa Catarina. O programa Empodera, 100% online e gratuito, está com inscrições abertas para a sua segunda turma. Desenvolvido pela TXM Methods, o programa conta com apoio da FAPESC, Sebrae/SC e do Governo do Estado, oferecendo uma trilha de formação empreendedora flexível. As interessadas podem se inscrever pelo WhatsApp: 48 9132-8760. As inscrições vão até o dia 20 de novembro.
Na primeira edição, o programa atendeu 206 mulheres de 41 cidades catarinenses. Entre elas, a psicoterapeuta Luciana Schreiber, de Blumenau, que usou o curso para desenvolver seu consultório, o Trivina. "Foi muito prático e rápido. Eu já tinha um projeto em mente e o meu consultório. O programa ajudou a dar clareza", comemora.
Outra participante, a cabeleireira Viviane Américo dos Santos, de Laguna, reformulou sua estratégia de negócios. "Me deu novas ideias e estratégias para eu criar uma nova identidade, repensar atitudes que a gente sabe que são erradas, e fez eu abrir a mente. Abri os olhos sobre novos serviços, distribuição de conteúdo nas redes sociais, e fez bastante diferença naquilo que eu já estava acostumada a fazer", relatou.
Foco em mães e vulnerabilidade social
Embora seja aberto a todas as mulheres, o Empodera tem como principal público-alvo mães que não conseguem frequentar atividades presenciais. Cerca de 80% das mulheres atendidas pelos programas de empreendedorismo social da TXM são mães. O programa também tem parceria com os CRAS e CREAS de SC, dando prioridade nas inscrições a mulheres encaminhadas por essas instituições. Keila Enoemia da Rosa, técnica de enfermagem, bombeira comunitária e mãe, veio para o programa por meio do CRAS de Urubici. Vendedora de bolos e salgados, ela aprendeu a calcular despesas e profissionalizar seu negócio.
Com uma abordagem prática, o conteúdo do Empodera combina práticas de empreendedorismo, gestão financeira e desenvolvimento pessoal. O formato online garante que a formação chegue a diferentes regiões do estado, oferecendo acessibilidade e flexibilidade. O programa também utiliza inteligência artificial para personalizar as questões, garantindo uma experiência de aprendizado adaptada para cada participante.
Ao final desta edição, o programa terá capacitado 500 mulheres. Além do curso, o Empodera oferece prêmios como mentorias, ingressos para eventos e materiais de design, incentivando o engajamento e a aplicação prática dos conhecimentos. "O objetivo é ser prático e acessível a mulheres, para que elas possam desenvolver seus projetos e iniciar a jornada empreendedora, seja lá qual for a área de atuação”, explica Lúcia Cristiana Gomez, diretora da TXM.