Administração informou que o serviço deve voltar ao cronograma regular; MPSC acompanha a situação após acúmulo de resíduos na cidade.
A prefeitura de Tubarão informou que o serviço de coleta de lixo deve ser normalizado ainda nesta semana. A partir desta segunda-feira (20), o cronograma regular de recolhimento nos bairros será retomado, mantendo os mesmos dias e horários de antes.
Nos últimos dias, moradores relataram falhas e atrasos na coleta, o que gerou diversas reclamações. Segundo a administração municipal, a Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus — contratada em caráter emergencial desde 2 de outubro — já recolheu 985,5 toneladas de resíduos até a última quinta-feira.
O serviço vem sendo realizado em três turnos diários, com o objetivo de reduzir o acúmulo causado pelos atrasos e pela fase inicial de adaptação da nova empresa às rotas. Atualmente, onze caminhões estão nas ruas para atender toda a cidade.
“O serviço já está em fase de normalização. A prefeitura agradece a compreensão e a paciência da população e pede que o lixo seja depositado nos dias e horários definidos”, destacou o prefeito Estêner Soratto.
MPSC acompanha o caso
Na última semana, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Tubarão, instaurou uma notícia de fato para acompanhar a situação da coleta de lixo.
Moradores relataram acúmulo de resíduos e mau cheiro nas ruas, o que motivou o órgão a solicitar informações à prefeitura. O MPSC deu prazo de cinco dias úteis para o envio de detalhes sobre as causas da paralisação, medidas tomadas, situação atual do serviço e cronograma de coleta.
Limpeza de rios e córregos
Paralelamente, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão segue com os trabalhos de limpeza e desobstrução de rios, córregos e valas que cortam a área urbana. A ação, realizada de forma contínua ao longo do ano, busca garantir o escoamento da drenagem e reduzir o risco de alagamentos durante períodos de chuva intensa.
Nos últimos dias, equipes atuaram nos bairros Vila Esperança, Monte Castelo e Sertão dos Corrêas, com o apoio de retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]