Com participação da sociedade civil, projeto de estações elevatórias na margem esquerda do Rio Tubarão ganha força
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão realizou nesta semana a segunda reunião com a Comissão Técnica do Conselho das Entidades (CONSET) para avançar no projeto de implantação de estações elevatórias na margem esquerda do Rio Tubarão. A iniciativa busca aprimorar o sistema de drenagem da cidade e reduzir a vulnerabilidade da população a alagamentos e enchentes.
Nesta etapa, o encontro serviu para apresentar os encaminhamentos técnicos e sugestões para a instalação inicial de duas estações, que incluirão bombas e obras complementares. O objetivo é construir uma solução robusta e eficaz para o problema histórico das inundações na região.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, destacou a importância da colaboração com o CONSET. "As reuniões com o CONSET são importantes porque permitem que o projeto seja construído com a experiência de diferentes setores da sociedade, o que contribui para evitar falhas e alcançar soluções mais eficazes para a cidade", ressaltou.
Próximos passos
Com a colaboração dos técnicos do CONSET, o próximo passo é a elaboração do Termo de Referência para a abertura do processo licitatório. A concorrência será no regime de contratação integrada, onde a empresa vencedora será responsável por todas as etapas da obra: projeto básico, projeto executivo e execução.