Trabalho conjunto entre assistência social, saúde e forças de segurança tem reduzido o número de moradores de rua no município
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família (SASMF) de Tubarão realizou, na noite desta terça-feira (14), a 41ª força-tarefa de 2025, voltada ao resgate e acolhimento de pessoas em situação de rua. A ação contou com a participação das equipes do Setor de Atendimento à População em Situação de Rua (Setor POP), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos serviços de acolhimento, com apoio das polícias Militar e Municipal.
As equipes percorreram diversos pontos da cidade, contando com o suporte de casas de apoio para pernoite, do projeto João 3:16 e do Albergue da Paz, além da colaboração da comunidade, que informa locais onde há pessoas em situação de vulnerabilidade, auxiliando nas abordagens.
De acordo com Daiane Barbosa, coordenadora do Setor POP, o número de pessoas em situação de rua tem diminuído nos últimos meses.
“Esse resultado é fruto de um trabalho incansável dos serviços da rede socioassistencial, que de forma articulada tem criado mecanismos e estratégias de atendimento, principalmente entre saúde e assistência social, visando ao encaminhamento mais adequado para cada caso”, destacou.
Daiane também ressaltou que muitos dos atendidos no início do ano hoje estão em tratamento em comunidades terapêuticas ou sob os cuidados das famílias.
“Nossa motivação em continuar com as ações da força-tarefa ocorre por sabermos que estamos conseguindo atender e acompanhar caso a caso. Nosso objetivo é o resgate da dignidade, a oferta de qualidade de vida e um recomeço para quem realmente busca tratamento”, afirmou.
As ações da força-tarefa seguem ocorrendo semanalmente, com o objetivo de garantir acolhimento, suporte e reintegração social às pessoas em situação de vulnerabilidade no município.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]