Quarta-feira, 30 de julho de 2025
Tubarão
19 °C
8 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
8 °C
Geral

Complexo Termelétrico Jorge Lacerda completa 60 anos como vetor de desenvolvimento e segurança energética em Santa Catarina

O evento de comemoração do aniversário do complexo foi marcado pelo anúncio de renovação do Contrato de Energia de Reserva até 2040.

Capivari de Baixo - SC, 04/07/2025 13h15 | Por: Eduardo Mota
Foto: Eduardo Mota

O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), em Capivari de Baixo, completou 60 anos como a maior termelétrica a carvão mineral da América Latina, símbolo de desenvolvimento e inovação energética no Sul de Santa Catarina. 

Para celebrar a data, a Diamante Energia, empresa gestora do complexo, realizou um evento reunindo autoridades, empregados e parceiros, com a inauguração de uma placa comemorativa. Durante a cerimônia, o presidente do Conselho Administrativo da Diamante Energia, Jorge Nemr, anunciou a renovação do Contrato de Energia de Reserva (CER), que garante a continuidade das operações até 2040, dentro da política de Transição Energética Justa. 

Prefeitos de Capivari e Tubarão destacaram a importância econômica e social do CTJL para a região. O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, ressaltou a importância econômica e social do complexo para as cidades da Amurel.

“São 60 anos bem vividos, agora com a garantia de mais 15, diante dessa importante notícia informando da assinatura do Contrato de Energia de Reserva. A Diamante, junto com todo o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, fez um grande serviço para a nossa região sul do estado. São mais de 21 mil empregos, toda uma geração de riqueza em torno do CTJL e que sem dúvidas, merece nossos aplausos e nossa comemoração”.

O prefeito Claudir Bittencourt, do município de Capivari de Baixo, também ressalta a importância econômica do complexo e comemora os 60 anos do CTJL.

“O complexo é muito importante para nós, capivarienses, estamos comemorando os 60 anos do CTJL, enquanto Capivari tem 33 anos de emancipação política. Então fica muito claro que a nossa história partiu da geração de energia elétrica. É muito bom comemorarmos essa data, ainda mais diante desse grande presente que nós recebemos, que é a manutenção do contrato de reserva até 2040, o que nos deixa em uma situação muito confortável. A gente espera que, com a união dos empresários com o poder político, nós possamos continuar com o complexo muito além de 2040. A geração de emprego e renda que o CTJL traz não é apenas para Capivari de Baixo, é para toda Santa Catarina”, afirma Claudir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedro Litsek, CEO da Diamante Energia, também destaca a importância do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e menciona os projetos futuros.

“Temos 21 mil empregos diretos e indiretos gerados na cadeia do carvão, em função da operação do complexo, que também garante segurança energética. Nós produzimos uma geração firme, confiável, com combustível precificado em reais, o que é muito importante para o país. Nós temos vários projetos. Anunciamos hoje a fase final da aquisição de um projeto grande no Ceará, nós temos projetos onde pretendemos participar de leilões de capacidade, temos um projeto em Garuva, no norte de Santa Catarina e temos projetos aqui no CTJL. Então temos muita coisa que vem pela frente. O futuro é muito promissor para a gente”, menciona Pedro.

O Diretor-Presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benoni Schmitz, destaca a importância do CTJL do ponto de vista da segurança energética. “O complexo hoje administrado pela Diamante Energia é uma das principais empresas da região Sul de Santa Catarina e uma das mais importantes para o país, porque ela é responsável pela geração de energia através do carvão mineral produzido na nossa região, dando segurança energética para as redes de transmissão do país”. 

Benoni também ressalta o papel do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda como um vetor de desenvolvimento da região. “Uma empresa que chega a 60 anos, pelo próprio tempo, mostra sua importância. A gente vê pela geração de empregos, onde ao longo do tempo, muitas pessoas passaram por aqui, construíram suas famílias, depois os seus filhos também as sucederam no complexo, e ela tem uma importância muito grande na medida em que ela continua como vetor de desenvolvimento da nossa região”, pontua o Diretor-Presidente da FTC.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!