Consórcio Saneamento Capivari intensifica fiscalização para reduzir desperdício de água
O Consórcio Saneamento Capivari iniciou uma nova etapa de mapeamento em Capivari de Baixo para identificar fraudes e reduzir perdas no abastecimento de água, que atualmente chegam a quase 40% do volume distribuído.
Segundo a supervisora técnica Hemily Calegari, o foco principal desta fase é localizar ligações clandestinas, uma das principais causas de desperdício e aumento dos custos operacionais. “Combater essas irregularidades garante justiça no uso da água e mais eficiência no serviço prestado”, afirma.
O levantamento abrange todas as regiões da cidade, incluindo imóveis com fornecimento ativo e suspenso, e permitirá localizar pontos críticos para orientar ações corretivas. Equipamentos como geofones serão utilizados para identificar vazamentos e fraudes sem a necessidade de entrar nas residências.
A população pode colaborar com denúncias anônimas pelo telefone (48) 3623-5075 ou via WhatsApp (48) 99690-1212.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, em 2022, Santa Catarina registrou perdas médias de 34,68%, acima da meta ideal de 25%, que permitiria economizar cerca de 1,3 bilhão de metros cúbicos de água, suficiente para abastecer mais de 21 milhões de pessoas por um ano.