Sábado, 17 de janeiro de 2026
Tubarão
30 °C
20 °C
Fechar [x]
Tubarão
30 °C
20 °C
Educação

Notas do Enem 2025 são divulgadas e permitem acesso à graduação no Brasil e no exterior

Resultados podem ser usados para certificação do ensino médio, ingresso em universidades públicas e privadas, financiamentos estudantis e seleção internacional.

16/01/2026 10h58 | Atualizada em 16/01/2026 11h28 | Por: Redação
Foto: Reprodução

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem consultar as notas a partir desta sexta-feira (16). O resultado amplia as possibilidades educacionais dos candidatos, permitindo desde a certificação de conclusão do ensino médio até o acesso a cursos de graduação no Brasil e em instituições de ensino superior no exterior.

Além de funcionar como critério de seleção para universidades públicas e privadas, o Enem também viabiliza a participação em programas de financiamento estudantil, bolsas de estudo e descontos em mensalidades. A abrangência do exame é considerada uma das principais diferenças em relação aos vestibulares tradicionais, já que os resultados podem ser utilizados em diversas frentes educacionais.

A partir da edição de 2025, o Enem voltou a servir como certificação de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos. Para obter o certificado, o participante precisa alcançar no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento, 500 pontos na redação e ter 18 anos completos no primeiro dia de aplicação da prova. A solicitação deve ser feita em Institutos Federais de Educação ou em instituições estaduais conveniadas ao Inep, mediante apresentação de documentação. Essa função havia sido retirada do exame em 2017, quando a certificação passou a ser feita exclusivamente pelo Encceja.

No ensino superior brasileiro, os candidatos podem utilizar as notas em programas federais e iniciativas privadas. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes para universidades públicas e, em 2026, terá inscrições de 19 a 23 de janeiro, com oferta de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições. A edição contará com uma novidade: serão aceitas as notas das três últimas edições do Enem, de 2023, 2024 e 2025. O programa mantém chamada regular e lista de espera para preenchimento de vagas remanescentes.

Outra opção é o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas integrais e parciais em instituições privadas. As inscrições para o primeiro semestre de 2026 ocorrem de 26 a 29 de janeiro. Para participar, é necessário ter feito o Enem em uma das duas últimas edições, alcançar média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação, além de atender aos critérios de renda familiar.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também utiliza o desempenho no Enem como requisito para financiar parte ou a totalidade das mensalidades em faculdades privadas. Em 2025, o programa ofertou 112.168 novas vagas, distribuídas entre o primeiro e o segundo semestre. Paralelamente, diversas instituições privadas oferecem descontos ou processos seletivos próprios com base na nota do exame, além de financiamentos particulares com regras definidas pelas empresas responsáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ensino superior no exterior
O Enem também é reconhecido internacionalmente e aceito por instituições de outros países. Portugal lidera o número de universidades que utilizam o exame como critério de ingresso, com ao menos 23 instituições conveniadas, incluindo universidades e institutos politécnicos. O país mantém acordo com o Brasil, permitindo que cada instituição estabeleça regras próprias de seleção.

Nos Estados Unidos, universidades como a New York University e a Drexel University consideram a nota do Enem em seus processos seletivos, que podem incluir exames de proficiência em inglês e outras etapas. No Reino Unido, instituições como Birkbeck (Universidade de Londres), Loughborough, Nottingham Trent e Hertfordshire analisam o desempenho no exame brasileiro como parte do ingresso. Já no Canadá, a Universidade Metropolitana de Toronto aceita o Enem como um dos critérios de admissão.

Com múltiplas possibilidades de uso, o Enem consolida-se como uma ferramenta central de acesso à educação no Brasil e no exterior, ampliando caminhos para estudantes que buscam concluir a educação básica, ingressar no ensino superior ou obter oportunidades acadêmicas internacionais.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!