Publicação será feita pelo Inep em duas etapas; resultado final dos candidatos será liberado apenas em janeiro.
Foto: Angelo Miguel/MEC Os gabaritos oficiais do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão divulgados nesta quinta-feira (13). Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adotará duas datas diferentes para a liberação das respostas corretas. Até 2024, o gabarito de todas as áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) era publicado em conjunto, poucos dias após o segundo domingo de provas.
Número de acertos não define a nota final
Embora o gabarito permita aos participantes conferir o número de acertos, o desempenho final só será conhecido em janeiro de 2025. Isso ocorre devido à Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de correção utilizado no Enem que avalia a coerência nas respostas.
Pela TRI, candidatos que acertam questões difíceis, mas erram as fáceis, podem receber uma pontuação menor, já que o sistema identifica possíveis respostas por “chute”. Dessa forma, dois participantes com o mesmo número de acertos podem obter notas diferentes.
Entenda a função da TRI
A Teoria de Resposta ao Item apresenta vantagens em relação ao modelo tradicional de correção, entre elas:
Redação do Enem 2025
O tema da redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O Enem 2025 também registrou um aumento expressivo no número de idosos inscritos: 17.192 participantes, o que representa um crescimento de 191% em relação a 2022.
Os estados com mais candidatos da terceira idade foram Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]