Gestão integrada visa garantir recursos e revocacionar o Porto de Laguna.
O governo de Santa Catarina decidiu unificar a administração dos portos de Imbituba e Laguna, no Sul do Estado. A medida foi oficializada na última quinta-feira (28), com a criação de um Grupo de Trabalho Conjunto responsável por conduzir a transição administrativa, operacional e de gestão. Na prática, a gestão de Laguna ficará subordinada à estrutura de Imbituba.
A ação envolve a Invest SC, a SCPAR Porto de Imbituba S.A. e a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. De acordo com o secretário da pasta, Beto Martins, a iniciativa vai assegurar avanços e recursos para “revocacionar o Porto de Laguna”. O novo modelo prevê que os dois portos passem a ser administrados como uma única delegação.
Com isso, parte da receita hoje gerada em Imbituba poderá ser utilizada em Laguna. “É um sopro de esperança para o Porto de Laguna, que vai ganhar robustez administrativa, agilidade nas respostas e expectativa de investimentos. Será realizado um estudo completo sobre as potencialidades do Porto de Laguna, porque tudo que se fala hoje é achismo”, destacou Martins.
As informações são de Upiara Boschi.