Domingo, 19 de outubro de 2025
Tubarão
21 °C
11 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
11 °C
Economia

Brasil e EUA abrem canal direto para negociar fim do tarifaço imposto por Trump

Encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio em Washington marca nova fase nas relações entre os dois países.

Brasil, 17/10/2025 15h29 | Por: Redação
Foto: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, se reuniram nesta quinta-feira (16), na Casa Branca, para discutir a revisão das tarifas de 50% impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.

Durante o encontro, que durou pouco mais de uma hora, os dois decidiram criar um canal direto de comunicação, semelhante ao adotado recentemente pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. A primeira reunião técnica entre os dois países deve ocorrer nos próximos dias, de forma virtual.

Segundo nota conjunta, o encontro foi considerado “muito positivo” e marcou o início de um “processo auspicioso” de retomada das negociações comerciais. Também ficou acertado que Lula e Trump devem se encontrar pessoalmente em breve, em data ainda a ser definida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As relações entre Brasil e Estados Unidos vinham estremecidas desde julho, quando Trump anunciou o chamado tarifaço, alegando práticas desleais de comércio por parte do Brasil. As tarifas entraram em vigor em agosto, gerando forte impacto nas exportações brasileiras.

A reaproximação teve início durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, e foi consolidada após uma ligação telefônica entre Lula e Trump, no início de outubro, quando os dois trocaram contatos pessoais e prometeram buscar acordos “diretos e construtivos” entre os países.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!