Recuperação dos reservatórios evitou acionamento de termelétricas.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de fevereiro, o que garante a ausência de custos extras na fatura de energia elétrica dos consumidores.
De acordo com a agência reguladora, a decisão foi tomada após a recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, em razão do aumento das chuvas na segunda quinzena de janeiro.
Com esse cenário, não será necessário o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado. A Aneel informou ainda que a definição da bandeira tarifária de março será divulgada no dia 27 de fevereiro.
Sistema de bandeiras
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional. As cores indicam se haverá ou não acréscimo na conta de luz a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Na bandeira verde, não há cobrança adicional. Já nas bandeiras amarela e vermelha, os valores variam conforme o patamar, podendo chegar a R$ 7,87 por 100 kWh no nível mais elevado.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]