A peça histórica, restaurada pela Ferrovia Tereza Cristina, passa a integrar o cenário cultural e turístico da cidade.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari de Baixo A locomotiva a vapor número 1871, totalmente restaurada pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), foi instalada na Praça da Bandeira desde o final da tarde de sexta-feira (5). O transporte até o novo local foi realizado pela Fam Guindastes, com patrocínio da Diamante Geração de Energia. A máquina havia sido retirada da Praça England, na Avenida Nilton Augusto Sachetti, em 14 de novembro, para receber a restauração na oficina central da FTC, em Tubarão.
Na manhã desta segunda-feira (8), servidores da Secretaria de Infraestrutura iniciaram a pintura da base onde a locomotiva foi posicionada e a instalação da decoração natalina. A escolha pela Praça da Bandeira já havia sido anunciada no dia da remoção do equipamento e foi bem recebida pela população.
Segundo a museóloga Silvana Silva de Souza, do Museu Ferroviário de Tubarão, a locomotiva 1871 é uma máquina de pequeno porte, utilizada para manobras, fabricada pela empresa inglesa Manning Wardle Company, a mesma responsável por outras duas locomotivas a vapor. Uma delas, de classe 0-6-0 ST, número 2, de 1916, está no Museu Ferroviário de Tubarão. A outra, classe 0-6-0 ST, número 3, também de 1916, encontra-se no Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo. Ambas integram o acervo do Museu Ferroviário de Tubarão.
A museóloga esclarece que, ao contrário do que muitos supõem, o número 1871 não representa o ano de fabricação da máquina. As pesquisas indicam que os modelos trazidos ao Brasil por essa fabricante datam de 1912 a 1916. A numeração estampada na lateral, segundo Silvana, deve estar relacionada ao patrimônio da peça.
A locomotiva pertence à Prefeitura de Capivari de Baixo e já havia sido restaurada pela FTC em 2018, quando estava no pátio da Secretaria de Infraestrutura do município. Após aquele processo, recebeu uma estrutura coberta e cercada, onde permaneceu até sua nova remoção em novembro deste ano.
O prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt, destacou o valor da parceria entre instituições para preservar a história ferroviária da região. “Agradecemos a todas as empresas e instituições parceiras que nos ajudaram nesta tarefa e agora vamos ter mais um atrativo turístico e cultural, em especial neste período de Natal, com a máquina histórica toda iluminada”, afirmou.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]