O prefeito Preto Crippa comenta que é necessário resgatar as tradições culturais e históricas do município.
Laguna está prestes a celebrar o seu aniversário, e como já é tradição no município, a prefeitura está organizando a Semana Cultural, com inúmeras atrações e movimentações no Centro Histórico, incluindo uma homenagem ao Cine Teatro Mussi. O prefeito Preto Crippa, em entrevista ao jornalista Lucas Marques, no Jornal Litoral, da Rádio Litoral FM, comenta a organização dos eventos de comemoração na cidade, sobretudo falando do Cine Mussi.
“O Cine Mussi, como equipamento, leva esse ano uma referência de homenagem pelos 75 anos, lembrando também, que eu sempre gosto de ressaltar, a questão ímpar da minha família. Meu avô, quando prefeito, dia 17 de dezembro de 1950, inaugurou o Cine Teatro Mussi. Então, tudo isso também faz referência ao momento ímpar do nosso centro histórico. E, claro, a nossa cultura, as nossas atividades, os nossos envolvimentos culturais, tudo isso incrementa a nossa Semana Cultural, que começou com o ex-prefeito Mário José Remor, na época apenas com objetivo turístico. Hoje, é turístico, cultural e de educação. Então nós estamos dando uma continuidade nessa ferramenta que se chama Semana Cultural, 43ª, e para nós tenho certeza absoluta que será mais um evento importante”.
Crippa ressalta a participação da Camerata Florianópolis nos eventos de comemoração do aniversário de Laguna e destaca a importância das Escolas de Samba, que também serão atrações.
“Nosso papel é retomar aquilo que já é tradicional, levando-se em conta não só a tradição, mas também os objetivos turísticos de fomento ao longo do ano, porque o nosso carnaval já começou e a gente está se mobilizando para fazer com que o carnaval também se estruture para que possa tocar outros eventos, como o Natal. O ‘corpo’, vamos dizer assim, que toca o carnaval, vai participar também da confecção de outros eventos, então isso também é importante para a manutenção desse segmento. Muitas vezes, as pessoas acham que as Escolas de Samba só praticam dia, um desfile, enfim, mas não. O meu papel, como prefeito, é valorizar essas ‘moedas’, que têm muito valor e não é o valor financeiro.”
Confira a entrevista completa para o programa Jornal Litoral, na Rádio Litoral, em nosso canal no YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal e ativar as notificações, para ficar sempre antenado no que acontece em nossa região.