Parceria entre a Fundação de Cultura e a Alesc garante apoio técnico especializado para restaurar e preservar as obras de Willy Zumblick.
A Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação de Cultura, firmou uma parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para garantir a continuidade e o aprimoramento do trabalho de conservação das obras do artista tubaronense Willy Zumblick.
Nos próximos dias, o conservador-restaurador da Gerência Cultural da Alesc, Marcelo do Amaral, estará em Tubarão para iniciar um trabalho conjunto com servidores da Fundação de Cultura, voltado ao restauro das telas que estão sob cuidado do Centro Municipal de Cultura.
Segundo a coordenadora de Patrimônio da Fundação, Andréa Zumblick, a chegada do profissional representa um avanço importante. “Estamos muito felizes com esse apoio que a Alesc está nos proporcionando. O Marcelo vai nos ajudar a aprofundar o trabalho de conservação e restauração das telas, garantindo ainda mais qualidade ao processo”, destacou.
A diretora de Cultura, Edilza Goulart, também ressaltou a relevância da parceria. “Essa colaboração é fundamental para seguirmos cuidando do legado artístico de Willy Zumblick. Tivemos o apoio do deputado estadual Júlio Garcia, que entendeu nossa preocupação em manter a qualidade e o valor das obras”, afirmou.
Marcelo do Amaral é graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Desde 2012, atua como conservador-restaurador no Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais (Atecor), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Também já foi professor de Artes Visuais e História da Arte em escolas da Grande Florianópolis e ministrou estágios supervisionados na área de conservação de bens móveis.