Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Tubarão
39 °C
22 °C
Fechar [x]
Tubarão
39 °C
22 °C

COLUNISTAS

Bolsonaro mantém prisão domiciliar e Jorginho Melo agenda visita para discutir eleições de 2026

14/10/2025 14h59 | Atualizada em 14/10/2025 14h58 | Por: Upiara Boschi

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido de revogação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão não está relacionada ao processo sobre tentativa de golpe, mas a uma investigação sobre sanções impostas pelos Estados Unidos a autoridades brasileiras, que, segundo Moraes, teriam contado com a participação de Bolsonaro e de seu filho Eduardo Bolsonaro.

Com a medida, o ex-presidente segue em Brasília, onde tem recebido visitas políticas autorizadas pela Justiça. Uma delas será do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que teve o encontro aprovado para o dia 22 de outubro. A visita deve tratar de temas eleitorais, especialmente a disputa ao Senado em 2026 — já que uma das vagas na chapa do PL foi reservada a Carlos Bolsonaro, enquanto outra segue em aberto.

Além disso, Jorginho tem se aproximado do PSD, partido do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, apontado como possível adversário na eleição do próximo ano. O gesto mais recente ocorreu durante o lançamento da EFAP, quando o governador conversou com lideranças como Júlio Garcia e Eron Giordani sobre uma eventual composição entre PL e PSD.

Como essa movimentação pode alterar o tabuleiro político catarinense? E qual será o papel de Bolsonaro nesse processo?

Para entender os bastidores e as projeções, assista ao comentário completo de Upiara Boschi.

 

Fim de semana agita xadrez político em SC com encontro de Jorginho e João Rodrigues e presença de Carlos Bolsonaro

13/10/2025 14h10 | Atualizada em 13/10/2025 14h12 | Por: Upiara Boschi

Os bastidores da política catarinense tiveram um fim de semana de intensa movimentação, com gestos, conversas e a presença de figuras de peso nacional no estado. O principal palco das articulações foi a abertura da EFAPI, em Chapecó, que promoveu um encontro aguardado entre o governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito anfitrião e pré-candidato ao governo, João Rodrigues (PSD).

Em seu comentário, o jornalista Upiara Boschi detalha o clima de cordialidade pública entre os dois, mas também revela o que foi discutido nos bastidores sobre uma possível e surpreendente aliança entre PL e PSD para 2026. Além disso, a análise aborda outros pontos cruciais que marcaram o fim de semana:

– O sinal de João Rodrigues: A declaração do prefeito de que esta seria sua última EFAPI no cargo e o que isso representa para sua candidatura.

– O fator nacional: Como a definição do cenário presidencial, envolvendo nomes como Tarcísio de Freitas e o espólio político de Jair Bolsonaro, impacta diretamente as decisões em Santa Catarina.

– Gesto inesperado: O convite do senador Esperidião Amin à deputada Carol de Toni para subir ao palco, um movimento com forte simbolismo na disputa interna pela vaga ao Senado.

– Carlos Bolsonaro em SC: A presença do vereador carioca em eventos do PL no Meio-Oeste, suas fotos com Jorginho Mello e Carol de Toni, e o que sua "migração" para o estado significa para o arranjo de forças da direita.

Para entender como essas peças estão se movendo no tabuleiro e quais os possíveis desdobramentos para a formação das chapas em 2026, assista à análise completa no vídeo acima.

 

Nos Bastidores do Poder: As articulações de Jorginho Mello, os ajustes na Educação e a promessa para o TJSC

10/10/2025 10h38 | Atualizada em 10/10/2025 10h37 | Por: Upiara Boschi

O jornalista Upiara Boschi analisa, em seu comentário diário para a Rádio Litoral, três movimentos cruciais que agitaram o cenário político catarinense. Os temas envolvem desde a reconfiguração de forças para a eleição de 2026 até os novos rumos de programas educacionais e a disputa por uma cadeira de desembargador no Tribunal de Justiça.

No vídeo, Upiara Boschi detalha os seguintes pontos:

- Apoio de peso: O governador Jorginho Mello (PL) conseguiu uma vitória política estratégica ao trazer o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), para sua base de apoio. Upiara explica por que essa aliança, selada com o anúncio de uma grande obra, enfraquece o projeto do PSD e fortalece a caminhada de Mello para a reeleição, neutralizando potenciais adversários.

- Pente fino na Educação: Foi sancionada a lei que altera as regras do programa Universidade Gratuita. O jornalista aborda as principais mudanças, como a imposição de tetos de renda e de patrimônio para os beneficiários, e destaca o recado direto que o governador enviou aos reitores: a fiscalização precisa ser rigorosa para garantir o futuro do programa.

- Vaga no TJSC: Com a definição da lista sêxtupla da OAB/SC para a vaga de desembargador, Upiara Boschi questionou diretamente o governador se ele mantém a promessa de nomear o deputado estadual Ivan Naatz (PL), caso seu nome integre a lista tríplice final. A resposta de Jorginho Mello foi categórica.

Para entender a fundo as implicações de cada um desses movimentos e a análise completa de Upiara Boschi, assista ao comentário em vídeo na íntegra.

 

MDB se fortalece para 2026, enquanto PSDB luta pela sobrevivência em SC

09/10/2025 14h59 | Atualizada em 09/10/2025 14h58 | Por: Upiara Boschi

O cenário político catarinense se movimenta com os olhos já voltados para as eleições de 2026, e dois partidos tradicionais, MDB e PSDB, trilham caminhos opostos. Enquanto um demonstra força e organização para garantir seu espaço no poder, o outro enfrenta uma crise que ameaça sua relevância no estado.

Em seu comentário diário, o jornalista Upiara Boschi analisa a estratégia do MDB, que prepara um grande evento em Balneário Camboriú para o dia 25 de outubro. Com a presença de lideranças nacionais como o ex-presidente Michel Temer, o partido quer exibir a força de suas nominatas e consolidar o nome do secretário de Agricultura, Carlos Chiodini, como candidato a vice na chapa do governador Jorginho Mello (PL).

Na outra ponta, o PSDB vive um processo de esvaziamento. A deputada federal Geovania de Sá, de malas prontas para o Republicanos, articulou um encontro de 12 prefeitos e 14 vice-prefeitos tucanos com o governador. O movimento sinaliza uma possível migração em massa, o que deixaria o partido em uma situação ainda mais delicada.

Quais as chances de cada partido neste cenário de polarização? Como a aproximação com o governo de Jorginho Mello impacta o futuro de emedebistas e tucanos?

Para entender os bastidores e as projeções completas, assista ao comentário de Upiara Boschi na íntegra.

 

Ajustes no Universidade Gratuita e a nova vaga no TJSC: os bastidores da política catarinense

08/10/2025 14h52 | Atualizada em 08/10/2025 14h53 | Por: Upiara Boschi

O jornalista Upiara Boschi analisa dois dos principais assuntos que movimentaram o cenário político de Santa Catarina nesta semana. Em seu comentário, ele detalha a aprovação relâmpago, na Assembleia Legislativa, das novas regras para o programa Universidade Gratuita e a acirrada disputa pela vaga de desembargador no Tribunal de Justiça (TJSC) pelo Quinto Constitucional da advocacia.

O primeiro tema aborda os ajustes propostos pelo governo Jorginho Mello para aumentar a fiscalização e coibir fraudes no Universidade Gratuita, uma resposta direta à auditoria do Tribunal de Contas do Estado. Boschi destaca a tramitação acelerada do projeto na Alesc, que deu seu aval sem grandes alterações. Mas será que as novas regras, como o teto de patrimônio familiar, serão suficientes para resolver os problemas do programa?

Na sequência, o jornalista mergulha na eleição da OAB/SC que definiu a lista sêxtupla para a vaga no TJSC. Ele explica quem são os favoritos, como o experiente Márcio Vicari, mais votado, e o deputado e líder do governo, Ivan Naatz (PL), que conta com uma promessa do governador. A análise revela os bastidores, as estratégias e o fator de incerteza gerado por uma mudança crucial no processo de escolha. Quem levará a melhor na disputa que agora se desenrola nos corredores do Tribunal de Justiça?

Para entender a fundo as implicações de cada um desses movimentos e os cenários que se desenham para o futuro político do estado, assista ao comentário completo de Upiara Boschi no vídeo acima.

 

Upiara Boschi

Política em foco

Upiara Boschi é um jornalista com vasta experiência e reconhecida atuação na cobertura política de Santa Catarina. Com uma carreira consolidada, tornou-se um dos principais nomes na análise dos bastidores do poder no Estado, sendo referência para o público e para a classe política. Atualmente, mantém seu próprio portal de notícias, o upiara.net, e é comentarista em veículos parceiros, como o Grupo ND e a Rádio Eldorado, de Criciúma. Ao longo de sua carreira, Upiara Boschi se destacou pela apuração rigorosa, pela análise aprofundada dos cenários políticos e pela capacidade de traduzir os complexos movimentos do poder para o grande público. Seu trabalho é caracterizado pela busca constante por informações exclusivas e pela contextualização dos acontecimentos, oferecendo aos seus leitores e espectadores uma compreensão mais ampla da política catarinense.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!